A EDUCAÇÃO NOS QUINHENTOS, NOS SEISCENTOS E NOS SETECENTOS
Mário Alighiero Manacorda

RESUMO

Este artigo tem por objetivo, informar sobre as propostas de reformulação na Educação no Período deQuinhentos, Seiscentos e Setecentos, contribuindo assim para o esclarecimento de livros, textos e outros artigos formulados. A educação nos Quinhentos e Seiscentos abrange a escola no contexto dareforma protestante, no momento da contra reforma, abarcando também a educação através da sátira, da utopia e a revolução na mesma. Fazendo assim,uma análise cronológica destes momentos e ideais fazendouma ligação ao tema proposto.

E no período de Setecentos houve o surgimento de novas tentativas no processo evolutivo educacional e cultural. Através da língua latina buscará transmitir métodosdidáticos , por caracterização da modernização serão considerados como conteúdo ”real” ou “mecânico” ( cientifico-técnico ). Há também a desvinculação do poder totalitário da Igreja sobre aEducação, passando está a ser um assunto do estado. E novos meios de instrução que serviram de base para a Educação que hoje assistimos.




A reforma e a escola
Através dos movimentos populares vistoscomo heréticos, houve uma propagação da instrução bíblica sem mediação do clero. A contribuição de Jan Hus (1374-1415) foi de codificar a ortografia tcheca. Sendo assim, a característica comum dos povosque se rebelaram contra a Igreja de Roma, eram as buscas por novas formas de instrução “popular e moderna”.
Durante a repressão de 1525 potencializada pelo grupo mais radical do movimento promovidopelos camponeses, que junto aos artesãos e pobres criaram um sistema de ensino popular que envolvia a instrução tanto aos filhos dos ricos quanto dos pobres, por meio de uma pároco, capelão ou mestreque fosse mantido pela verba dos feudos abolidos.
Manacorda ressalta o importante papel de Lutero na Alemanha, por seu forte posicionamento e articulação quanto a inovação do sistema escolar. O... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Nos-Quinhentos-Seisescentos-e/654781.html

MLA

"A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Nos-Quinhentos-Seisescentos-e/654781.html>.

MLA 7

"A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Nos-Quinhentos-Seisescentos-e/654781.html>.

CHICAGO

"A educação nos quinhentos, seisescentos e setecentos." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Nos-Quinhentos-Seisescentos-e/654781.html.