A educação na antiguidade e na idade média

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Paidéia Homérica e Platônica:

“O conhecimento do passado é apenas
uma chave para entender o presente.”
Lorenzo Luzuriaga.

O estudo da história da educação e da pedagogia é imprescindível ao conhecimento da educação atual, pois, esta é um produto histórico. A educação presente é ao mesmo tempo, fase do passado e preparação do futuro. Assim, o estudo da história da educação, irá nos servirpara encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão.
Fundamentalmente a Paidéia  homérica é atrelada aos princípios da religião dos gregos antigos a qual dificilmente é análoga a outras religiões do próprio período antigo.
Suas características peculiares são baseadas em alegorias de divindadesantropomórficas que de certa forma, rivalizavam com o homem. A coragem, covardia, justiça, injustiça, entre outras características eram atribuídas também no espírito dos deuses. Estes serviam como parâmetro para que o “herói” o superasse e dessa forma pudesse conquistar e demonstrar toda a sua “gloria” e a sua “virtude por excelência” (Arete).
De fato o heroísmo habitava no imaginário do povo grego antigo.A idéia de ser corajoso, forte e ágil era transmitida oralmente através das poesias (inclusive nas de Homero) que, por assim dizer, foi até certo tempo referencia pedagógica da Grécia Antiga.
Já a Paidéia em Platão, visava “culturizar” os indivíduos da polis, para que esses pudessem ser homens equilibrados e capazes de discernir facilmente os problemas que pudessem fragmentar o Estado  oqual deveria ser justo e compacto.
O propósito educativo de Platão foi direcionado, em especial, a uma classe social a qual ele chamou de “guardiões defensores do Estado”.
Em uma ótica platônica, era fundamental ter um bom sistema de educação e cultura o qual deveria formar indivíduos de boa índole, e esses por sua vez, deveriam ser fieis ao sistema cultural da Polis. Toda introdução deinovações no sistema educacional deveriam ser repelidas e vigiadas pelos “guardiões”, ao modo que a ordem estabelecida na musica e na ginástica pudesse permanecer inalterada.  A partir daí é que Platão desenvolve suas criticas contra as poesias trágicas, e entre elas, as poesias de Homero. Para Platão as poesias, principalmente as de Homero, influenciam os jovens fazendo com que estes deixem de inspirarmoderação. 
A partir daí podemos então Perceber que, na Paidéia homérica o intuito pedagógico, mesmo sendo informal e de forma indireta, visava à formação do “homem heróico”, o qual somente era formado através da superação dos deuses antropomórficos. Ao contrario da proposta pedagógica de Homero, na concepção de Platão, a educação servia para cultivar as virtudes do homem esse o qualdeveria conhecer e discernir os problemas que denigre e fragmenta a formação do Estado Ideal.

Concepção educativa de Santo Augustinho e São Tomás de Aquino:

Já No período medieval, encontramos o pensamento de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Suas idéias marcam a história por meio de suas concepções de educação, cujas origens se encontram no pensamento de Sócrates e Platão e asconseqüências se encontram presentes nas concepções de educação predominantes nas escolas brasileiras. Continuaremos essa reflexão a partir do pensamento de Santo Agostinho, considerado discípulo de Platão, que, na Idade Média, produz uma concepção de educação que se torna reconhecida como uma doutrina pedagógica.
Para falarmos da concepção de educação de Agostinho, tomamos como ponto departida a sua concepção de homem: uma alma que se vale do corpo para viver na terra. A alma comanda o corpo, que, por sua vez, precisa ir em direção à ética do bem, buscando permanecer longe do mal. Por esse motivo, vive em meio a conflitos, que devem ser disciplinados a reconhecer Deus, condição para encontrar a verdade, que está em seu interior, onde Deus habita. Assim, concebe o homem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação musical na antiguidade grega e romana e na idade média
  • Fundamentos Sociofilosóficos da Educação na Antiguidade, na Idade Média, no Renascimento e na Idade Moderna
  • ética- antiguidade e idade média
  • Biblioteca na Antiguidade e Idade Média
  • Transição da antiguidade para a idade média
  • Antiguidade, Idade Média e Mercantilismo
  • O SURDO NA ANTIGUIDADE E NA IDADE MÉDIA
  • antiguidade e idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!