A educação monacal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO MONACAL

Valmir Cardoso

Tutora Externa: Ana Paula Lisboa Ataide

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História (GED0078) – Prática do Modulo I
29/07/11

RESUMO

No mundo ocidental, durante cerca de 1.000 anos, que se estende de 473 d.c. a 1453 d.c., números aproximados, hoje conhecido como Idade Média, praticamente a educação escolar ficousob o domínio dos cristãos, diga-se, catolicismo. Foi dentro deste período que surgiram os mosteiros, que eram prédios construídos primeiramente com finalidades espirituais e que mais tarde tornaram-se centros de estudos e saberes, dentro das limitações impostas pelo sistema político/religioso governante. Geralmente construídos próximos de pequenos povoados, com quem trocavam favores, estascasas, dirigidas por um abade, recebiam como internos, desde o homem rico até o mais desgraçado, o corcunda, o aleijado e até mesmo os sem família. Ali segregados, cumpriam religiosamente cada atividade que lhes eram confiadas, ditadas por um código de regras específicas adotado pelo mosteiro. Tais regras, funcionando como um estatuto interno, compilada geralmente pela experiência de quem viveu na pelea vida de monge, eram para os mosteiros como colunas que sustentavam todo o prédio. Sabe-se que o maior legado destas instituições, foi sua contribuição para a perpetuidade dos textos antigos, seja através da preservação, seja através das cópias. Mas eles foram além. Alguns destes centros de estudos, mesmo que presos à coleira religiosa, conseguiram mudar, para melhor, a saúde e o saneamentobásico das comunidades ao derredor, e foram para os circunvizinhos verdadeiros mestres, chegando mesmo, em alguns casos, a serem seus médicos.

Palavras-chave: Idade Média. Educação. Mosteiros.

1 INTRODUÇÃO

O que significa educação monacal? a palavra monaca” é relativa a monge que por sua vez, vem da palavra grega monakhos que significa o que vive só. No estudo da origem destapalavra, e relacionado a ela, descobre-se que monastério vem do grego monasterion e do latim monasterium. A raíz monos significa “a sós” e o sufixo terion, quer dizer “lugar para se fazer algo”. Assim, numa interpretação livre, poderíamos dizer que monastério é um lugar para se ficar a sós com deus. Devido ao progresso linguístico, monasterium, na língua portuguesa, virou mosteiro.

O estudosobre a Educação Monacal nos tem muito a falar sobre o que se passou dentro da área do conhecimento no período da Idade Média. Mesmo não tendo a pretensão de esgotar todo o assunto e nem é este o objetivo de um paper, no entanto, a pouca água que possamos beber de algumas fontes, já nos trarão, se não uma conclusão definitiva, mas ao menos uma idéia sobre o processo educativo daquele tempo.Desejamos principiar nosso trabalho, apresentando uma síntese da história da educação, oferecendo uma lista de seus principais períodos, para então, desembocar no tema em apreço, a Educação Monacal, aquela aplicada dentro dos mosteiros.

Este texto acadêmico apresentará, sempre sinteticamente, os períodos da história da educação, e logo em seguida, os principais agentes dofuncionamento de um mosteiro, pois foi em seu interior que se desenvolveu toda educação daquele tempo, alvo de nosso interesse e pesquisa para este paper. É preciso conhecer o abade, os monges, as regras e demais engrenagens, que foram fundamentais para que estes centros de saberes da Idade Média pudessem produzir algum fruto e sobreviverem ao desgaste do tempo. Perduram até hoje.

2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOA educação, que geralmente é o sistema pelo qual se escrevem as histórias, por sua vez, também tem sua própria história.

E para situar nosso trabalho dentro de tudo o que já estudamos sobre o assunto, desejamos destacar alguns sistemas e períodos que marcaram a história da educação:

a. Educação nas Sociedades Tribais;
b. Educação na Mesopotâmia e Antigo Egito;...
tracking img