A educação matematica como campo profissional e cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico



Vocabulário:
Epistemologia: teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudofilosófico da origem, natureza e limites do conhecimento.
Dicotomia: Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias.
Práxis: Atividade principalmente ordenada para umresultado, atividade prática. Conjunto das atividades que visam a transformação da organização social.
Semiótica: É a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como sefossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação.
Psicocognitiva: relacionadas ao aprendizado. Elementos como memória, inteligência, pensamento.
* Qual a diferença entre, teorema, axioma,Corolário?
Teorema: Em matemática, um é uma afirmação que pode ser provada como verdadeira através de outras afirmações já demonstradas, como outros teoremas, juntamente com afirmações anteriormenteaceitas, como axiomas.
Axiomas: Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicialnecessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).Colorário: Lógica proposição que se deduz imediatamente de outra já conhecida. Conseqüência necessária e evidente. Em matemática um corolário é uma decorrência imediata de um teorema.
* Qual é a identidadeda EM?
É uma área de conhecimento das ciências sociais ou humana, que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática.
* Quais são os domínios e fronteiras da EM?
O conteúdo específico (amatematica) e o de idéias e processos pedagógicos relativos á transmissão/assimilação e/ ou á apropriação/ construção do saber matemático escolar.
* O que é ser um educador matemático?
Ele tende a...
tracking img