A educação humanistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
::. A Educação humanística : a chave para o desenvolvimento sustentável do século XXI  | |Thais Cristina de Melo Salvador
Estudante do curso de letras licenciatura em inglês e português da Faculdade JK/GO;
E-mail: trompetenek@yahoo.com.br - tel: (61) 3627-1906
[pic]

Resumo: A educação é vista e sentida atualmente como um lugar pouco empolgante, considerada pelos indivíduos participantesdesse processo um símbolo de insatisfação e frustração.E o novo século é justamente uma época de constante mudança e mecanização do comportamento, fragmentação do conhecimento, onde o aprender é um dever não necessário. Portanto é necessário uma humanização maior da escola, das leis educacionais, dos educandos e educados. O presente trabalho visa, analisar , sugerir e identificar alguns dos aspectoseducacionais influentes no processo de humanização da educação e seu objetivo e formação no século XXI.
Palavras chaves: Educação. Escola. Sociedade. Humanização. Globalização
Introdução
Educação segundo o nosso bom e velho dicionário é o conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento geral do corpo e espírito de um individuo. Mas é claro que tal definição não se aproxima nem umpouco do real aspecto e importância que a educação possui em nossas vidas.Pois, a educação não pode ser resumida em apenas "normas pedagógicas" e sim se pode ampliar sua definição a um complexo sistema de interação entre sabedoria, companheirismo, sociabilidade,reflexão, formação e transformação da realidade protagonizado por seres humanos.
Esse processo ,como tudo na vida, é feito em conjunto ouseja é preciso estar junto, agir junto, possuir o prazer de constituir a massa participante no processo educacional e poder conta com ela também. A educação em sua natureza nasce da troca e interação de experiências e saberes humanos. Ela por si só deveria ser humanística.
Os erros educacionais
Quantas não são as discussões sobre como aperfeiçoar os métodos educacionais? Como adaptá-los ao novomundo globalizado e consumista? Inúmeras,não é verdade? Mas pouquíssimas são as reflexões sobre os verdadeiros valores educacionais.
Em uma sala de aula do curso de licenciatura, os alunos são instigados a desenvolver diálogos sobre as leis educacionais, sobre a estrutura de funcionamento de uma escola, sobre as relações existentes entre professor x aluno e etc... E é aí que detectamos que tudofunciona de maneira diferente da proposta inicial e que a educação é um sistema falido onde pessoas frustradas a promovem.
Levianamente, somos levados a pensar que o objetivo primordial da educação é claro e nobre e o que faz a educação tornar-se falha é o fato de ser desenvolvida por pessoas que, por sua vez, são diferente e vulneráveis ao tempo, as mudanças sociais e emocionais, que por sua vez,influem diretamente no sucesso e aplicabilidade do sistema educacional. Será mesmo?
Será que estamos falando de algo que realmente possui bases ideológicas, políticas e principalmente humanísticas bem definidas? A educação realmente é alicerçada por diretrizes que esclarece de forma sucinta a sua função para todos os indivíduos envolvidos no processo educacional?
Fica difícil pensar em educaçãohumanística se nem ao menos é possível conceituar o termo educação. O questionamento ás bases educacionais torna-se de suma importância e foi o que fez Tsunessaburo Makiguti um antigo e já falecido educador japonês que acreditava que os problemas da educação japonesa estariam focados nos seguintes pontos:
1) O erro no estabelecimento do objetivo da educação.
2) O fato de não ter a felicidadecomo propósito final.
3) A incompreensão sobre o potencial criativo dos seres humanos
4) O foco exagerado na transferência de conhecimento e
5) A ausência da parceria entre escola, o lar e a comunidade no processo educacional.
Makiguti afirmava:
O objetivo da educação é preparar as crianças para se tornarem células responsáveis e saudáveis no organismo social, a fim de contribuírem para a...
tracking img