A educação física e sua evolução

Escola Estadual ***************
Disciplina: Educação Física
Profº : ***************
Série: 6ª Turma : 611 / 613 Bimestre : I
Trabalho I – Leitura do Texto :A Educação Física e sua Evolução Histórica
* Pré-História : O homem primitivo, para garantir sua subsistência e adaptar-se as condições do meio ambiente,possuía muitas qualidades físicas.Parapoder sobreviver estava constantemente exercitando-se, com isso aprendeu naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se, exercícios úteis que lhe permitem satisfazer suas principaisnecessidades, impostas na sua relação com a natureza e com os outros homens. Podemos concluir que, assim como os exercícios físicos, os jogos e as danças já faziam parte da vida do homem.Compreendemos que o ser humano não vive isoladamente. Ao longo dos tempos, o homem foi se agrupando, constituindo pequenos povos, que, por sua vez, foram transformando-se em diferentes civilizações, cada qualoriginando sua própria cultura. A utilização do corpo também modificou-se em função das novas necessidade do seu meio de convivência.
* Grécia : na Grécia o espírito e o corpo eram tratados, “empleno equilíbrio e harmonia, dentro da mais perfeita compreensão do ser humano. O adestramento do corpo constituía um meio para formação do espírito e da moral”. O humanismo vem a ser uma criação doespírito grego, ao qual está incluída a educação pelo exercício. Os exercícios físicos estavam integrados na cultura grega. Eram praticados pelos indivíduos de todas as idades e sexos, da infância àvelhice. A Ginástica, nome que se originou na Grécia, possuía importância fundamental na cultura deste nobre povo, que foi também o criador dos Jogos Olímpicos.
* Povos autóctones: Praticavam atividadesfísicas naturalmente, de maneira espontânea e instintiva. Os Wanas e os Watusis na África, por exemplo, eram exímios saltadores; os Tarahumaras do México tinham uma vitalidade tão grande que...