A educação física na escolarização da infância: breve histórico...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação Física na escolarização da infância: breve histórico...

A autora traz em sua introdução a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde define e regulariza o sistema deeducação brasileiro, apresentado no segundo capítulo, artigo 26: “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando às faixas etárias eas condições da população escolar (...). E no ano de 2003, esta mesma lei sobre uma alteração afirmando que a Educação Física passa a ser componente obrigatório da Educação Básica de acordo com a Lein° 10793/03.
Portanto a Educação Física se encontra inserida na Educação Básica de forma legalizada, conseqüentemente sendo um componente curricular obrigatório, que deve ser ajustado àsespecificidades da educação da criança e do processo de escolarização nos seus diferentes níveis de ensino.
Esta preocupação, com a educação do corpo na escola, surge no século XVIII devido apreocupações de alguns pensadores daquela época, com a conservação da criança para a constituição de um ideário de infância.
A expressão educação física foi utilizada e institucionalizada na educação dainfância, sob orientações de pensadores do século XVII, principalmente John Locke, que possuía uma proposta pedagógica sobre a importância do físico na dimensão da educação.
Portanto nesteperíodo a preocupação com a educação do físico passa a fazer parte da educação escolar e da educação da infância, tornando-se então, prioridade de seus pensadores, dentre eles podemos citar, Rousseau eLocke.
Rousseau retrata sobre a importância de se trabalhar o exercício dos órgãos e dos sentidos. “Para ele o entendimento humano passa pelos sentidos sendo a primeira razão do homem, a razãosensitiva, suporte da razão intelectual (GARANHANI; MORO, 2000, p.112-113).
No século XIX, a preocupação da educação do físico destinava-se em cuidar do corpo através de exercícios como a...
tracking img