A educação em emile durkein

Páginas: 9 (2214 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 O PAPEL DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADO EM ÉMILE DURKHEIM.............4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10

INTRODUÇÃO

O estudo aqui apresentado enfatiza o importante papel que o autor Émile Durkheim atribui à educação, considerando-a como ponto essencial na vida em sociedade. Émile Durkheim, atribui à educação o papel dereguladora da vida social.

A visão sociológica que originou o método pelo qual Durkheim investigou a sociedade da sua época prevaleceu também na maneira como ele encarou a educação. Para os clássicos como Durkheim, educação expressa uma preceito pedagógico, que se ampara na percepção do homem e sociedade. O processo educacional surge através da família, igreja, escola e comunidade.Necessariamente, Durkheim parte do ponto de vista que o homem é egoísta, que precisa ser preparado para sua vida em sociedade. Para ele, todo o passado da humanidade colaborou para constituir um conjunto de princípios que regem a educação do homem no presente.

Sendo assim, podemos dizer que sua metodologia na verdade promulgou um caráter eminentemente educativo. Deduz-se daí o importantepapel que o autor imputou a educação.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADO EM ÉMILE DURKHEIM

Émile Durkheim é considerado um dos pensadores mais destacados, tendo vários seguidores, sendo o que mais contribuiu para que a Sociologia fosse aceita como ciência e, em seguida, se tornasse uma entre as disciplinas acadêmicas. Foi somente na segunda metade do século XIX, por meio de ÉmileDurkheim que a Sociologia realmente passou a existir, como objeto, método e objetivos claros e definidos. Mesmo que de lá para cá estes tenham mudado bastante. Podemos descrever que se Durkheim não foi o “pai” da idéia, com certeza ele foi o “pai” da ciência. Seus anseios giravam em torno de resolver os problemas da sociedade burguesa no fim do século XIX e início do século XX.
Seu trabalho teveinício na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “Consciência Coletiva”. Ele via o homem como sendo somente um animal brutal que só se tornou Humano porque se tornou capaz de aprender costumes peculiares de seu grupo social para poder coexistir no meio deste, se tornou sociável. Em seus estudos, ele concluiu que os fatos sociais alcançam toda a sociedade, o que só é possível seaceitarmos que a sociedade é um todo conectado e qualquer alteração compromete toda a sociedade, o que quer dizer que se alguma coisa não vai bem em algum âmbito da sociedade, toda ela sentirá a conseqüência.
A esta ação de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”, a consciência grupal seria então desenvolvida durante a nossa socialização e seria mesclada por tudo aquilo que reside em nossasmentes e que serve para nos nortear como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse “tudo” ele chamou de “Fatos Sociais”, e disse que esses eram os verdadeiros elementos de estudo da Sociologia. Na fundamentação de sua teoria está a teoria de que o ser humano evolui e aprimora-se de forma gradativa evoluindo para o progresso. O foco dos estudos de Durkheim era a vida e a ordem social, afirmandoque a moral estava inteiramente relacionada com o grande mal da sociedade. Por isso que ele buscou estabelecer novos ideais voltados para o aspecto moral a fim de moldar a estilo do sujeito, ponderando que os valores morais auxiliariam a suavizar os problemas políticos e econômicos. O olhar sociológico de Durkheim e o foco pelo qual estudou a sociedade da sua época foram importantíssimos para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkein
  • ÉMILE DURKEIN
  • Emile durkein
  • Emile Durkein e Karl Marx
  • Resumo as regras do método sociológico – émile durkein
  • SOCIEDADES INDUSTRIAIS NA PERCEPÇÃO DE EMILE DURKEIN E MAX WEBER
  • Émile durkein(1858-1917)
  • Diferenças entre karl marx, émile durkein e max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!