A educação como elemento indispensável para transformação da consciência ambiental dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A finalidade desse estudo é a conscientização do meio ambiente no processo de Educação, já que a discussão a respeito da relação da sociedade com a natureza não é recente e a melhor ferramenta para preservação da natureza e da própria vida do homem no planeta é o conhecimento de cidadãos bem informados. O presente estudo destaca o reconhecimento de um comprometimento entrequalidade ambiental para a sociedade, para que a preservação do meio ambiente não venha ser receitada e sim compreendida e que simples ações tenham significados para os educandos do ensino fundamental, e que também sejam relevantes para a sociedade.
No presente estudo podemos perceber que Educação Ambiental trata-se de uma perspectiva de ação, de uma mudança de mentalidade, e não deve serentendida como uma disciplina, ela permite que o educando reconheça algumas das possibilidades para resolver problemas relacionados ao meio em que se vive, estimula o desenvolvimento de deveres, desenvolvendo nos mesmos a consciência de preservação ambiental e um senso crítico para discussões relacionadas ao meio em que vivem e no que elas podem contribuir para um futuro melhor, induzindo novas formasde conduta por intermédio da Educação.
A natureza do projeto é básica já que o futuro da natureza está nas mãos de todos e que devem ser conscientes a um desenvolvimento sustentável da sociedade, tem sua abordagem qualitativa, pois estaremos lidando diretamente com o sujeito, e os procedimentos técnicos utilizados são: pesquisas bibliográficas, levantamento técnico experimental e livrosparadidáticos, sem a utilização de gráficos e dados.
A questão ambiental é geralmente compreendida por ações que ocorrem no meio ambiente e de alguma forma trazem prejuízo ao bem estar social, imediato ou futuro. Diferenciam-se dois grandes grupos de danos ambientais: o das manifestações denominadas “catástrofes naturais”, que compreendem vulcanismo, tectonismo, enchentes, incêndios emflorestas provocados por raios etc.; e o daqueles que são resultado da intervenção da sociedade, como aquecimento global do planeta, chuvas acidas, radiatividade, disposição do lixo, poluição do solo a gestão dos recursos naturais, entre outros.
Essas degradações ambientais são definidas pela introdução de substancias ou energias decorrentes das atividades humanas que causariam danos a saúde, aosrecursos biológicos e sistemas ecológicos, ao patrimônio estético e cultural e ao futuro dos recursos naturais.
Qualquer atividade provocaria um impacto no meio ambiente, positivo ou negativo, de escala diferente, são essas alterações que muitas vezes diminuem a qualidade de vida da humanidade, e alguns cientistas julgam mais adequados classificá-las como impactos sócio-ambientais. Osproblemas ambientais, ou ecológicos, são multidimensionais, pois, também acarretam problemas sociais, políticos e econômicos.
Os impactos sócio-ambientais têm origem distinta – ora produto da intervenção da sociedade na natureza, ora resultados dos mecanismos naturais – porém seus efeitos, independentemente de sua procedência, atingem em maior escala, a humanidade, de alguma forma,influenciarão a organização do espaço geográfico.
Uma das grandes dificuldades da questão ambiental consiste em avaliar, qualitativa e quantitativamente, os impactos sócio-ambientais. O impacto pode ser benéfico para determinados grupos sociais e maléficos para outros.
Leal (1999) afirmava que são inúmeras as causas da degradação ambiental, mas a principal reside, sem duvidas, no uso indevido danatureza e dos recursos naturais dentro de uma visão consumista e individualista de apropriação, de lucro e de acumulação cada vez maiores. Vivendo num mundo de profundas e complexas dificuldades.
Na caminhada, geração após geração tem provocado transformações no planeta e nem sempre essas transformações são feitas com inteligência ou respeito ao meio ambiente e a vida. O que mais se...
tracking img