A educação brasileira da atualidade como reflexo de um contexto histórico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3033 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA









SAMARA DOS REIS SÁ
VAGNA ANDRADE DA SILVA










A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA ATUALIDADE COMO REFLEXO DE UM CONTEXTO HISTÓRICO






















Imperatriz
2012
SAMARA DOS REIS SÁ
VAGNA ANDRADE DA SILVA














A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA ATUALIDADE COMO REFLEXO DE UM CONTEXTOHISTÓRICO






Artigo científico da disciplina Filosofia da Educação II do Curso de Pedagogia – II Período do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia para obtenção parcial de nota.




Orientador (a): José Batista






















Imperatriz2012
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA ATUALIDADE COMO REFLEXO DE UM CONTEXTO HISTÓRICO
Samara dos Reis Sá ¹
Vagna Andrade da Silva ²



Resumo


Este artigo sobre a educação brasileira atualmente, baseada em um contexto histórico, relata que o ser humano como um todo precisa transmitir a sua experiência acumulada no tempo à geração seguinte, como condição da continuidade histórica.Ou seja, a educação aprendida ao longo da vida precisa ser repassada não só para garantir a permanência, mas para constituir e legitimar o saber. A experiência acumulada que se denomina saber existe fora de um tempo individual e, é dependente dos membros de um determinado grupo, pois seja pela morte, seja pela vida, este saber vai sendo transferido de um a outro. Sendo assim, com a educação apessoa pode adquirir um conjunto de conhecimentos e procedimentos necessários à sobrevivência, servindo como objeto de influência para se entender a vida e a realidade.


Palavras-chaves: educação; contexto histórico; filosofia.

























1. Introdução


A educação está presente em todos os lugares, em casa na, rua, na igreja, na escola, das mais variadas formas, o certo é que elaexiste. Desde o nascimento, o ser humano é submetido as suas primeiras intervenções educativas e, ao longo da vida tais processos vão sendo aprimorados, tornando-se indispensáveis para viver, para fazer, para ser e o mais importante, para sobreviver.
Seu conteúdo pode variar de uma realidade para outra, mudando de acordo com os valores e objetivos da sociedade a qual a pessoa está inserida,todavia os processos básicos são os mesmos, todos são educados. Contudo para que a educação possa gerar resultados gratificantes os responsáveis por isso precisam estar preparados. A família, os professores e todos os educadores em geral devem estar prontos para reinventar novos modelos de educação, compartilhar, organizar e, principalmente gerar mais conhecimento.
Um dos problemas daeducação nos dias de hoje, é a desvalorização do professor. Percebe-se o desânimo da parte de muitos que se sentem lesados nos seus direitos e que buscam medidas urgentes para resolução de problemas como: baixos salários e insegurança dentro da sala de aula, além de casos de agressões, onde ultimamente a mídia tem veiculado muitos casos de agressões a professores e profissionais da educação.


2.Educação


No mundo em que vivemos tendo a profissão de educador com uma das mais árduas, muitas vezes nos deparamos com algumas indagações, como a pergunta: o que é educação?
Atualmente, existem várias considerações a respeito desse conceito tão discutido, pois a cada instante surgem novas tecnologias e assim modificam o pensamento, abrangendo cada vez mais o significado da palavra. Destaforma de teoria para teoria são criados elementos educacionais diferentes, que se transformam, se tornando alicerçados uns aos outros.
Não podemos considerar apenas um sentido para tal termo, pois a educação apresenta várias dimensões tão quanto às relações humanas. Podemos destacar isso a parti da afirmação de Carlos Brandão (2007, p.9) na “Coleção primeiros passos” onde diz: Não há...
tracking img