A economia informal na zona urbana de porto demoz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ECONOMIA INFORMAL NA ZONA URBANA DE PORTO DE MOZ * SANTOS, Alaelson de Freitas, SILVA, Aristeia R., SILVA, Jididias R, CUNHA, Keila Cintia, SANTOS, Maria Edina C, MELO,Samuel Fontoura.

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo averiguar a dinâmica de crescimento do mercado informal na zona Urbana de Porto de Moz, estado do Pará, no período recente, já que notou - se uma crescente elevaçãodessa atividade nos últimos anos. Este estudo está dividido em três partes principais, em um primeiro momento foi caracterizado por uma pesquisa de cunho bibliográfico, onde se buscou as mais diversas considerações de autores que discutem a temática pesquisada. Em um segundo momento se fez o uso da pesquisa de campo quando foi entrevistada uma amostra da população que exerce a atividade informal,em especial os vendedores ambulantes que convivem diretamente com essa realidade. A pesquisa de campo efetivou-se por meio de questionários e entrevistas, e os resultados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico. A proposta foi a de recompor o processo pelo qual o setor informal surge como um conceito impreciso, buscando entender as mudanças na percepção da natureza deste segmentoe de sua inserção na estrutura produtiva. Nas considerações finais, foram ressaltados os principais resultados aprendidos ao longo deste estudo, em destaque as causas que provocaram o crescimento dessa atividade na cidade, também averiguamos a sastifação dos indivíduos entrevistados em relação a sua atividade exercida, através do estudo apontamos as possíveis soluções para este problema,destacando a necessidade de políticas públicas desenhadas especificamente para o setor informal. Palavras-Chaves: economia informal, necessidade, desemprego.

__________________
*Trabalho apresentado a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) campus Almeirim – Pará, no período de 22 a 25 junho de 2011, para o Programa de Iniciação Científica, nas disciplinas de Interação na Base Real (IBR) eSeminários Integradores (SINT) sob orientação das Professoras Msc. Ligia Valadão e Msc. Sandra Silva.

1- INTRODUÇÃO
A economia informal ou paralela encontra-se em destaque no mercado competitivo e globalizado, acentuando-se de forma generalizada em todo país inclusive nas pequenas cidades. MACHADO (1993, apud HIRATA, 2007, pag. 23) afirma que o debate em torno da definição e compreensão do setorinformal no Brasil está associado não propriamente à sua origem, mas à sua

expansão.Basicamente, existem duas correntes teóricas que analisam essa mudança estrutural com enfoque no setor informal. A idéia era especificar um objeto de análise por meio da organização da produção. Paiva (1996, apud COSTA e BEZERRA, 2003, p. 59) fala sobre o conceito de mercado informal, dizendo que o conceitoteórico do setor informal varia segundo a formação e ideologia de cada analista. Outros pesquisadores definem como economia informal a prática de atividades sem vínculos empregatícios, ou seja, quando o individuo trabalha por conta própria, não contribui com a previdência social ou não tem carteira assinada e por certo está privado dos direitos trabalhistas. Ele é empregador e ao mesmo tempo empregado.Neste contexto, após uma observação na área urbana do município de Porto de Moz, pôde-se constatar que a economia informal vem se acentuando gradativamente no decorrer dos últimos anos, assim, urge a necessidade de responder as seguintes problemáticas: Quais fatores contribuíram para o aumento da economia informal na área urbana de Porto de Moz? Qual a relevância dessa atividade econômica para acidade? Que estratégias podem ser empregadas a fim de diminuir essa prática? Analisando a problemática tem-se como hipótese que entre os fatores incidentes deste fenômeno os mais provocadores são a migração rural–urbana e a relação eleição – desemprego. A partir desses pressupostos definiu-se como objetivo, a compreensão da dinâmica de crescimento da economia informal na área urbana do município...
tracking img