A economia da china antes da reforma de deng xiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A economia da China antes da reforma de Deng Xiao-Ping.

De maneira geral por diferentes motivos a China tinha estado ausente do cenário regional e mundial durante quase todo o século XX;decadência do regime imperial e insurreições internas dos “senhores da guerra”; revolução de 1911 e instabilidade política; invasão japonesa da Manchúria e da própria China em 1931 e 1937; dilaceramento nocurso da segunda guerra; guerra civil e ofensiva comunista (1937-1949) que resultou em um governo com políticas destrutivas de transformação socialista, tais programas como o “Grande salto para frente” ea “Grande revolução cultural Proletária” que tornaram a economia da China em uma economia planificada geraram Caos e Fome, fazendo com que o pouco de avanço econômico adquirido voltasse a ficarestacado, os cidadãos chineses não experimentaram crescimento algum desde 1957 e os camponeses não estavam melhores em 1970 do que em 1930.

A reforma econômica da China (1978)

A reforma econômica daChina se refere ao programa de reformas econômicas chamadas “Socialismo com características chinesas”. O programa teve início em dezembro de 1978 pelos reformistas do partido comunista da china,dirigidos por Deng Xiao-Ping. Os reformistas começaram a operar em um país quase devastado por décadas de instabilidade interna e quase irrelevância externa, ao mesmo tempo em que o mundo era apresentadoaos “Tigres asiáticos”, países com desempenho espetacular em termos de industrialização e de aumento do comércio.
A China doravante “socialista de mercado” daria início a um vigoroso processo decrescimento do qual decorreria um contínuo aumento de sua participação no comércio internacional. O objetivo da reforma econômica era fazer com que a economia planificada da china que se encontravaparada e empobrecida em uma economia de mercado capaz de gerar um forte crescimento econômico e gerar o bem estar para os cidadãos chineses. Ela empreendia, simultaneamente, um vigoroso build-up...
tracking img