A econimia do seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA






RESUMO


O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.



1 INTRODUÇÃO


A Economia é uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação derecursos escassos. Por recursos, entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima, trabalhadores, terrenos etc. E como bem se sabe, os recursos sãolimitados. Ainda que você seja a pessoa mais rica do mundo, sua conta bancária tem um valor que indica a quantidade máxima de recursos que você pode comprar (mesmo que ela seja, nesse caso, enorme). Como épossível, portanto, viver em um mundo com recursos escassos?
Escassez não diz respeito apenas a potencial falta de algo, mas simplesmente à sua limitação, ou seja, ao fato de que esse “algo” nãopode ser utilizado irrestritamente, é finito. É verdade que existem alguns bens, indispensáveis a todos nós, e dos quais se pode dispor à vontade, sem que se chegue a uma situação de escassez: oschamados “bens livres”. Exemplos possíveis são o ar que respiramos, a luz do sol, etc. Para os povos primitivos, os bens livres eram muito mais numerosos: nossos índios, antes de Cabral, tinham amplaprovisão natural de água ou de produtos de coleta ou de caça, sem temor de exaustão. Com o crescimento da população, os bens livres vão rareando; hoje em dia, mesmo o ar puro vai se tornando cada vez maisescasso. Os bens não livres, caracterizados pela escassez, são chamados de “bens econômicos”; em geral é objeto de troca, e têm um preço no mercado. Aí se inserem todos os tipos de bens que você...
tracking img