A ECOLOGIA E OS N VEIS DE ORGANIZA O DA VIDA

1261 palavras 6 páginas
A ECOLOGIA E OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA
Embora a Ecologia estude como um indivíduo é influenciado pelos fatores ambientais ou abióticos (temperatura, umidade, etc.) e, nesse caso, superponha-se ao estudo da fisiologia do organismo, a maior parte dos estudos ecológicos preocupa-se com as relações que ocorrem em formas de organização que vão além do organismo: populações, comunidades e ecossistemas.
As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie passam a viver em uma mesma área e mantêm relações entre si. É o caso da população humana de uma cidade, da população de esquilos de uma floresta ou da população de sapos de uma lagoa. Elas não estão isoladas; dependem umas das outras. Por exemplo, os animais não vivem sem as plantas; são elas que produzem as substâncias orgânicas (açúcares, gorduras, proteínas, etc.) que eles utilizam como matéria prima para o seu crescimento, a obtenção de energia e a sua manutenção.
Populações que habitam a mesma área mantêm entre si várias relações e formam um novo nível de organização, chamado comunidade, biocenose ou comunidade biótica.
A Ecologia estuda também as relações entre os seres vivos e o meio físico (ar, luz , temperatura, umidade, tipo de solo, etc.). Por exemplo, a água e os sais minerais são transformados pelas plantas em substâncias orgânicas. Os microrganismos que vivem na terra transformam novamente a matéria orgânica das folhas mortas, dos cadáveres e das excretas em substâncias minerais. Desse modo, promovem importante reciclagem da matéria na natureza. Portanto, há um constante intercâmbio de matéria entre os seres vivos e o ambiente.
Esses fatores físicos e químicos do ambiente que interagem com os seres vivos são chamados de abióticos, em oposição aos bióticos, formados pelos seres vivos. O conjunto dos fatores físicos e químicos é chamado de biótopo.
A reunião e a interação da comunidade com o ambiente físico formam um sistema ecológico ou ecossistema. Uma floresta, com sua

Relacionados