A ecologia de marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Karl Marx foi um filósofo alemão que deu origem aos conceitos de Marxismo, mais-valia, proletariado, dentre vários outros. Marx viveu a maior parte de sua vida na Inglaterra estudando o proletariado e como o se dá sua relação com o sistema de produção capitalista. Através da compreensão dessa complexa relação Marx pode compreender a troca que ocorre entre o trabalhador ecapitalista e entre o trabalhador e a natureza.
Em nosso trabalho, utilizamos principalmente os estudos do grande estudioso da Ecologia de Marx John Bellamy Foster em seu livro “A Ecologia de Marx: materialismo e natureza”. Foster, em sua análise, busca dados sólidos em grandes cientistas da época de Marx como Charles Darwin e Justus Von Liebeg ambos colaboradores da obra do filósofo alemão.
Como Fostermostra Marx desde a publicação de O Manifesto Comunista já demonstra a relação do homem com a natureza como uma espécie de relação metabólica onde o trabalho do homem age como forca metabólica responsável por toda interação. Em o Capital, Marx aprofunda o tema de Metabolismo adicionando o conceito de Falha Metabólica ao que ele acreditava ser o resultado de um modo de produção descontrolado e semrespeito pela natureza, o capitalismo.
Como consequências do capitalismo surgiram grandes preocupações com o meio ambiente e hoje em ouvimos falar em vários termos como desenvolvimento sustentável. O que não sabemos, é que muitos já pensavam em sustentabilidade no século XIX, inclusive, como veremos adiante, Karl Marx. O modo de produção dos trabalhadores associados de Marx tem muito mais doque um plano social, como veremos, a estrutura do modo de produção dos trabalhadores associados, favorecia a interação metabólica entre o homem e a natureza diferente do modo de produção atual.

HISTÓRIA DE MARX

Karl Heinrich Marx nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim. Idealizador de uma sociedade com uma distribuição derenda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão.
O pensamento de Marx influenciou várias áreas de estudo, como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, e outras.
Marx era o caçula de setefilhos, de uma família judaica de classe média, de Tréveris, na época no Reino da Prússia.
Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris. Anos depois ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que foi seu professor e reitor exercendo grandeinfluência. Em Berlim, Marx entrou para o Clube dos Doutores, onde era liderado por Bruno Bauer, onde perdeu o interesse por Direito voltando a cursar Filosofia, onde participava ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos.
Em 1841, Marx conquistou o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro”.
Marx sofreu grandes influências deEngels, da doutrina de Hegel e do materialismo de Feuerbach, deixou sua grande obra O CAPITAL onde discutia desde a economia, até a sociedade, cultura, política, filosofia. E criou conceitos como o da MAIS VALIA que dizia o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
Marx faleceu em Londres,Inglaterra, em 14 de março de 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores, músicos, poetas e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

CAPITALISMO

O...
tracking img