A ecolinguistica e o tratamento das politicas lingu sticas s varia es da l ngua

761 palavras 4 páginas
A ECOLINGUÍSTICA E O TRATAMENTO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS ÀS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Sâmyra Keila Monteiro de Carvalho

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivos estabelecer a relação entre linguística, ecolinguísticas e políticas linguísticas, e ainda analisar a importância das políticas linguísticas desde sua origem até os dias de hoje no Brasil e o tratamento direcionado às variações da língua. Onde o objeto de estudo a ser tomado de base é a ecolinguística e algumas de suas características. Assim, toma-se como suporte teórico referenciais como Couto (2007), Calvet (2002 e 2007), Bagno (2007), Cardoso (2010) e Celeste (2011). Este estudo foi realizado com base em uma disciplina que tem como objetivo tratar do estudo das relações entre língua e meio ambiente.

Palavras- chave: políticas. linguísticas. tratamento. variações. água

Introdução

Para a humanidade a intervenção na língua, ocasionada por uma ou mais pessoas, sempre foi e é algo existente. Como objeto de estudo recente surgiu a Política linguística (PoL), e por conseguinte, o planejamento linguístico (PlL). É indispensável ainda deixar em evidência que, a política linguística, como elemento relacionado a língua e sociedade, e o segundo, como implementação da política, são inseparáveis.
Uma política sem a intervenção/existência de um planejamento torna-se uma política sem eficiência, e quando um planejamento não possui política é tendenciosa a ser fracassada.
O objeto de estudo da Sociolinguística, com base em Calvet (?), é a comunidade social em seu aspecto linguístico e não somente a língua em si, a política linguística caracteriza-se por ser uma intervenção da sociedade através das línguas.
Esta pesquisa tem por objetivos estabelecer a relação entre linguística, ecolinguística e políticas linguisticas, de modo a analisar a importância das políticas linguisticas no Brasil e o tratamento destinado às variações da língua, porque é perceptível a necessidade de analisar e encontrar um melhor

Relacionados