A EAD na Zona Rural de Cametá

10967 palavras 44 páginas
A EAD NA ZONA RURAL DE CAMETÁ: Acessibilidade e Possibilidades

Arodinaldo Gaia de Souza1
Profª: Erivane do Carmo Tavares2

RESUMO

O presente texto apresenta reflexões sobre a formação de professores residentes na zona rural do município de Cametá, Estado do Pará,, a partir da chegada da Educação a Distância (Ead) na região, que muito contribuiu nesse processo de constituição docente, destacando as vantagens e dificuldades dessa modalidade de ensino para a formação desses profissionais. Ao mesmo tempo evidenciando a relevância e importância da EAD para aqueles, esquecidos pelo poder público, que se encontram à margem dos meios tradicionais de oferta de ensino público de formação superior, quase sempre poucas vagas e dificuldades na acessibilidade aos cursos, traduzindo-se numa lacuna que passou a ser preenchida pela oferta de estudos de instituições privadas que expandiram pelo País. Assim, gradativamente, a população do meio rural, que compreende áreas de terras firmes e áreas ribeirinhas, vislumbrou nesse modelo de ensino a possibilidade de concluir seus estudos de formação docente superior, ingressar no mercado de trabalho e, por conseguinte, garantir melhorias de vida para sua família e desenvolvimento para a região onde vive.
.
Palavras-chave: Educação a Distância; Possibilidades; Formação Docente.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade o avanço tecnológico e as modernas metodologias de ensino vêm proporcionando um rol de possibilidades e vantagens voltadas para as necessidades do homem, tanto do meio urbano como o do meio rural, que vive longe dos grandes centros urbanos, possibilitando-lhe o uso dessas ferramentas para que possa resolver muitos dos seus problemas e/ou a concretização de sonhos, como, por exemplo, a realização da tão sonhada formação superior.

As tecnologias de informação e comunicação têm avançado em todos os setores da sociedade, ocorrendo simultaneamente às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais. Ao longo

Relacionados

  • Teste
    72821 palavras | 292 páginas
  • Licenciamento Ambiental
    221356 palavras | 886 páginas
  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas