A dupla face da cultura e a discussão da industria cultural barbara freitag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmicos: Danilo Miguel Panonceli / Marcelo / Guilherme Miara

Barbara Freitag

A dupla face da cultura e a discussão da industria cultural

O conceito “industrial cultural” tem amplaaplicação nas ciências sociais . no texto são discutidos os conceitos de cultura popular e de massa, industrial , obra de arte, etc.
A oposição trabalho – lazer, necessidade – liberdade, matéria –espírito, constituía uma forma de seduzir membros da sociedade ou as expectativas de felicidade no mundo espiritual, sem estende-las , também as suas condições eram favoráveis para minoria, o‘resto’ estava excluída desses confortos quanto ao consumo de bens culturais. Ao mesmo tempo que a obra de arte e a cultura se fechavam ao consumo da classe trabalhadora , era eletizada, representavam em suaprópria estrutura um protesto contra a instituição que esta, só poderia ser superada no futuro. Esse modelo ao decorrer do tempo tornou-se frágil e incapaz de contribuir para manter os trabalhadoresinseridos no processo produtivo . seria necessário novas formas de repressão e exploração, exigindo intervenções mais radicais e eficientes.
Marcuse teve que reformular sua concepção de cultura earte, onde ele dispensou a produção artística, acreditando que se a dissolução ocorre-se aconteceria a materialização da felicidade no mundo do trabalho. Assim os bens de consumo deixa de sereletizado e convertem-se em bem de consumo de massa, isso é dado pela tecnologia que permitiu promover a reprodução em serie de arte. Essa dissolução não ocorreu porque o sistema de produção de mercadoriahavia sido suprido e sim porque ela foi transformada em mercadoria. Dando assim o termo “ industria cultural”, Horkheimer e Adorno criaram esse termo para evitar outros termos familiares.
Acultura transformada em mercadoria perde característica de cultura e assim pode dizer que a ‘industria cultural’ é a forma que a produção artística e cultural é organizada no contexto de relações...
tracking img