A doença como sinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A doença como sinal
Introdução:
A doença é um sinal de como estar uma população, visto que um indivíduo vive em coletividade e que processos patológicos poderiam dar indícios para compreender associedades humanas.
1. Rompimento do Equilíbrio
Uma pessoa é o conjunto de fatores entre corpo, alma e habitat e quando algum desses desestabiliza, uma doença se inicia.
2. Sinal oculto edistorcido
Em muitos casos, os sinais que a doença carrega com ela são reprimidos ou mal interpretados, tanto pelos portadores como pelos próprios médicos ou pesquisadores. Tais problemas acontecem peloerro na avaliação dos casos, que deve envolver uma coletividade e não restringindo ao individual.
3. Epidemiologia
É a análise minuciosa da doença e como ela se manifesta na coletividade. Utilizatanto o diagnostico individual, quanto as condições ambientais como objeto de estudo. Um dos erros que podem ocorrer nesses estudos e a generalização de um sinal individual que não se relaciona com ocoletivo, pois nem sempre se pode generaliza-lo. Portanto, deve ser uma avaliação cuidadosa, possibilitando ação frente as indicações dadas pela doença.
4. O exemplo da hipertensão, tumores ecardiopatias
Estudos mostraram que a hipertensão e quase inexistente em alguns povos primitivos. Porem, nos países em que os alimentos são conservados com o sal a população costuma ser bastante atingida.Já a prevenção de tumores e cardiopatias continua sendo a melhor solução para o não desenvolvimento das mesmas. Os indicadores mostram que as doenças que deveriam acometer mais os idosos estãoaparecendo nos jovens. Tudo decorrente dos hábitos não saudáveis.
5. Épocas, lugares, classes, estilos de vida e saúde
Algumas doenças assolaram a antiguidade, das mais simples as mais complexas.Algumas desapareceram, já outras são recorrentes. A classe social, profissão e nível intelectual influenciam significativamente na condição de vida do individuo adulto ou criança, e, consequentemente, na...
tracking img