A DIVERSIDADE E A INSER O DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

1404 palavras 6 páginas
A DIVERSIDADE E A INSERÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO
Helena Miranda de Oliveira

INTRODUÇÃO

Os portadores de necessidades especiais, por sua vez como a própria expressão se refere, necessitam de condições especiais e específicas para o desempenho pleno de suas habilidades dentro do mercado de trabalho independendo de qual ramo se encontra.
Ao longo do tempo, desde antigamente, quem difere da dita “normalidade” que a sociedade impõe como um paradigma, ou seja, para que haja a real inserção do profissional com necessidades especiais é necessário alia-los a uma estratégia profissional que dê suporte e supra as necessidades do mesmo para que não haja desperdício profissional do colaborador em questão.
O presente artigo tem como objetivo estudar como se dá a inserção profissional com necessidades especiais no Mercado de trabalho do RH, através de pesquisa bibliográfica por meio de obras, artigos, revistas, e todo o material de apoio possível para tal pesquisa.
Os estabelecimentos, empresas, etc. têm a obrigação de respeitar o princípio constitucional de valor social do trabalho e de livre iniciativa, para que assim haja a real implementação da cidadania plena e dignidade do trabalhador com e/ou sem deficiência (art. 1º e 170 da Constituição Federal de 1988), sendo que a contratação de profissionais com necessidades especiais deve se dar como qualquer outra, criando oportunidade para que este profissional possua todas as condições necessárias para o desempenho de sua função sendo satisfatória para ambos os lados.
A Constituição Federal dispõe que todos devem ser iguais perante à lei, ou seja, não se deve excluir outrem, devendo praticar efetivamente a igualdade entre profissionais, partindo do princípio de que real igualdade se faz no tratamento igualitário de ambos profissionais, devendo assim, criar oportunidades a profissionais com necessidades especiais implantando programas de formação profissional continuada, por exemplo.

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas