A diversidade no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1596 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR





















































































SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Com esta atividade de pesquisa pretendo mostrar a importância do trabalho dopedagogo e do professor no espaço escolar, e a relação destes profissionais com os alunos. Pois ajudando o aluno a perceber sua importância social, colaboramos para que sejam cidadãos críticos, éticos e atuantes na sociedade em que vivem.
Pedagogos e professores devem priorizar sempre o trabalho em conjunto e o diálogo,assim cada um coloca seu saber para se construir juntos um novo conhecimento,ajudando a direcionar a ação pedagógica. O pedagogo e o professor devem se preocupar em se preparar para lidar com a diversidade no cotidiano escolar.
Este trabalho ajuda o docente em formação a direcionar seus olhares sobre as diferenças, a priorizar em sua formação o espírito crítico e reflexivo diante das problemáticas do seu ambiente de trabalho.
Atividades comoesta nos ajuda na construção de um agir pedagógico, e na construção de práticas pedagógicas mais próximas de nossa realidade, com reflexão e revisão constante de nossas ações, nosso aprendizado, e assim, cumprirmos nossa tarefa de um modo mais correto e satisfatório possível.



DESENVOLVIMENTO

O pedagogo deve auxiliar o professor diante de dificuldades ligadas a inclusão dealunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula. Pedagogo e professor juntos devem discutir e propor atividades pedagógicas visando sempre inclusão e interação dos alunos. A ação do pedagogo na escola deve também ser uma assessoria ao professor, ele deve auxiliar na mediação professor-aluno; junto com o docente, poderão encontrar novos meios de ajudar o aluno com necessidadesdiversificadas, a partir de estratégias que valorizem o aluno, seu conhecimento, a cognição e a afetividade. Pedagogo e professor devem trabalhar juntos para planejar e implementar programas para diferentes alunos em ambiente integrado. É fundamental a ação conjunta voltada para a produção do trabalho do professor em sala de aula, o diálogo e a troca devem estar sempre presentes. Criar uma atmosfera deaprendizagem em sala de aula em que alunos com diferentes habilidades, competências e características podem trocar experiências e conhecimentos atingindo seu potencial, pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar. O profissional deve ter conhecimento abrangente sobre a realidade da escola e também ao atendimento ás dificuldades do aluno, dando apoio e suporte para que o mesmo nãose sinta rejeitado ou excluído. A organização do trabalho pedagógico deve definir ações educativas para ajudar o professor a atingir seus objetivos em sala.
A questão do conteúdo de ensino e forma como tais conteúdos são tratados pelo projeto político pedagógico da escola é fundamental. É através de projetos pedagógicos que os temas a serem desenvolvidos devem ser escolhidos priorizando ointeresse e necessidades dos alunos, o que contribui para maior participação e envolvimento dos mesmos.
Ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula, o professor deve considerar as dificuldades do aluno ligadas ao desenvolvimento e à aprendizagem. A maior dificuldade do professor muitas vezes é a falta de qualificação profissional para saber lidar com o aluno comnecessidades especiais. É fundamental o conhecimento das necessidades do aluno, bem como suas limitações, sem isso fica difícil planejar atividades específicas para ele. Este aluno deve ter um atendimento individualizado, respeitando seu rítmo de aprendizagem, o professor deve usar estratégias e recursos diferenciados que contemplem a necessidade do aluno. É fundamental ter carinho e paciência...
tracking img