A diversidade etnica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A diversidade étnica no Brasil”
Introdução
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.
Esse contextoproporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.


Distribuição percentual, por cor ou raça (%) no Brasil e regiões
Região População branca População preta População parda Populaçãoamarela ou indígena
Brasil 48,2 6,9 44,2 0,7
Região Centro-Oeste 41,7 6,7 50,6 0,9
Região Norte 23,6 4,7 71,2 0,4
Região Nordeste 28,8 8,1 62,7 0,3
Região Sudeste 56,7 7,7 34,6 0,9
Região Sul 78,5 3,6 17,3 0,7


Desenvolvimento

A distribuição dessas raças no Brasil:Brancos,Negros,Pardos e Amarelos e Índios.
Brancos
Os brancos compõem 53,7 por cento da população brasileira, somandocerca de 96 milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do Brasil. Consideram-se brancos todos os descendentes de europeus e de outros povos de cor branca.
Em Schroeder e muitas outras cidades de Santa Catarina, muitos descendentes de alemães preservam os costumes dos antepassados
Até 1800, cerca de um milhão deeuropeus imigraram para o Brasil. O boom da imigração ocorreu nos séculos XIX e XX, quando entraram quase seis milhões de europeus no Brasil. Hoje, os brancos formam o maior grupo étnico do país, sendo formado ao longo de cinco séculos de imigração proveniente da Europa. Até à metade do século XIX, a população branca do Brasil era basicamente de origem portuguesa porém, entre o final do século XIX einício do século XX, pessoas de diversos outros países europeus imigraram para o País. Atualmente, os brancos brasileiros são descendentes de uma grande diversidade de povos, que inclui principalmente povos Latinos (portugueses, italianos, espanhóis), Germânicos (alemães) e Eslavos (polacos, ucranianos), entre outros. Além dos europeus, há também os descendentes de imigrantes árabes de cor branca(libaneses e sírios).
Embora os brancos sejam a maioria da população brasileira, estudos genéticos mostraram alto grau de miscigenação nesses brasileiros, pois muitos possuem alguma ascendência indígena e/ou africana, o que comprova que no Brasil não há raças definidas.
Negros



Negro do Brasil
Os negros declarados compõem 6,2 por cento da população brasileira, somando cerca de 11milhões de indivíduos. Estão espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Nordeste. Consideram-se negros todos os descendentes dos povos africanos trazidos para o Brasil e que têm a pele negra.
A escravidão no Brasil durou cerca de 350 anos e trouxe para o país aproximadamente três milhões de negros. Milhões de brasileiros são descendentes de africanos, masapenas um número muito reduzido que forja a real população negra do Brasil, se considera negro. O factor principal é o preconceito a que o afro-brasileiro foi submetido durante séculos, e que se reflecte ainda nos dias de hoje. Porém, nos últimos anos tem-se observado uma maior visibilidade do negro brasileiro e da sua cultura, contribuindo assim para o aumento do orgulho negro no país.

PardosOs pardos compõem 38,5 por cento da população brasileira, somando cerca de 70 milhões de indivíduos e estão espalhados por todo o território brasileiro. Consideram-se pardos todos os descendentes de mistura de raças no Brasil e que têm a pele parda.
Embora o IBGE considere os pardos brasileiros como sendo automaticamente afro-descendentes ou mulatos, fruto da mistura do branco com o negro, há...
tracking img