A diversidade das gerações geração baby boomers, x e y

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
[pic]

INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações vivem um momento histórico, pois pertencem ao seu quadro funcional três gerações, a geração Babyboomers, a geração x e a geração y, com valores, visões e características muito diferentes.
Estas gerações estão mudando a cultura organizacional das empresas de maneira positiva e negativa. Tratando se de um contexto em quea gestão da diversidade passa a falar mais alto, não por razões humanas, mas por ser um império dos negócios.
Para uma administração bem sucedida das gerações atuais, é imprescindível conhecer suas motivações e seus valores, pois determina alguns princípios de visão de vida onde essas gerações trabalham e convivem nas empresas, sendo cada um com seus desejos e contratos psicológicosdiferentes com a organização. A busca por esses valores nas organizações são também as expectativas semelhantes entre todas as gerações.

DESENVOLVIMENTO

Para compreender e aceitar as diferenças de cada geração não significa abrir mão de suas convicções, princípios e valores, ouvir também um ponto de vista diferente não significa que deve concordar com ele, ter um membro decada geração na equipe não significa que você não é um bom líder, ao contrário significa maturidade para lidar com idéias e comportamentos diferentes.
O psicólogo Organizacional Doralício Siqueira, alerta que o reconhecimento dos profissionais é uma das formas mais eficazes das gerações conviverem com maior sinergia, e afirma que as empresas ainda não encontraram a maneira adequada deconviver com as diferenças de gerações, que são elas as mais atuantes os Babyboomers, geração x e geração y.

1 Geração babyboomers

A geração Babyboomers nascidos entre 1946 e1964 são pessoas revolucionarias e com grande disciplina, céticos em relação à autoridade, independentes, transformadores, buscam reorganizar suas organizações, foco em curto prazo, tendem a priorizar otrabalho, acreditam num mundo competitivo e compenetrado. Segundo Raines (2000) os Boomers foram marcados pelos movimentos “yuppies” e considerados pelas outras gerações como rudes e de difícil convívio.
Eles também são umas das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos. Sua luta continua contra a injustiça criou o movimento das mulheres, o movimento pelos direitos civis,os protestos contra a guerra do Vietnã e muito mais. Esta geração olha com grande atenção para frente, para a luz persistente que ilumina o fundo do túnel.

2 Geração x

As pessoas nascidas entre meados dos anos 60 e início dos anos 80 são os integrantes da geração x, buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, são pessoas centradas, pragmáticas e orientadas as ações,participam de um grupo mais conservador da força de trabalho e desinteressados. Raines (2000) fala que a geração x foi marcada pelo sentimento de patriotismo, valorizam a família, são conservadores, materialistas tem aversão e supervisão, gostam do ambiente informal da empresa, desconfiam das verdades absolutas, são autoconfiantes e cumprem objetivos.
É considerada geração que viveu agrande mudança cultural, pois mudaram casas, as cidades, e a primeira geração que domina em relação as informações, considerada uma geração positiva quanto ao futuro.

3 Geração y

Fazem parte desta geração os nascidos entre os anos 80 e 90, são superiores a tecnologia, tendem a ter um entendimento global, desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas. Não abrem mãode gerenciar sua vida profissional e pessoal. De acordo com Loiola (2009) a geração y esta ligada as questões ambientais e dos direitos humanos, mas são conhecidos por serem impacientes folgados distraídos e insubordinados, só fazem o que gostam e priorizam o aprendizado e as relações humanas.
É a geração da internet, da variedade das tecnologias que mudam continuamente, eles não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GERAÇÃO BABY BOOMER X e Y
  • Geração Baby Boomer, X e Y
  • O PROCESSO EVOLUTIVO ENTRE AS GERAÇÕES X, Y E BABY BOOMERS
  • o processo evolutivo das gerações x,y e baby boomers
  • AS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X, Y e Z
  • Gerações x, y , z e baby boomer
  • Geraçoes baby boomers x, y, z
  • GERAÇÕES BABY BOOMER, X. Y e Z

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!