A diversidade da cultura negra no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A diversidade da cultura negra no Brasil – Séc. XVI a XX

A chegada do negro no Brasil se aos séculos XVI e meados do século XIX, através do tráfico de escravos que era incentivado por chefes políticos e mercadores da África Centro-Ocidental, região atualmente ocupada pela Angola.
Essa região forneceu a maior parte dos escravos utilizados pela América. Mais tarde, no século XVIII, a costaleste africana (sobretudo Moçambique) teve participação destacada no fornecimento de mão-de-obra escrava para as cidades do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
A cultura africana no Brasil foi oriunda dos escravos trazidos da áfrica, a diversidade cultural da áfrica refletiu através da diversidade de escravos que vinham de toda parte trazendo consigo diferentes idiomas e tradições distintas, acultura africana acabou sendo suprimidos pelos colonizadores, nas colônias os escravos aprendiam o português, batizados com nomes em português e eram obrigados a se converterem ao catolicismo.
Alguns grupos, por exemplo, os escravos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, já traziam uma herança cultural e sabiam escrever em árabe e outros, como os bantos, eram monoteístas. Através dosincretismo religioso, os escravos adoravam os seus orixás através de santos Católicos, dando origem às religiões afro-brasileiras como o Candomblé.
Os negros legaram para a cultura brasileira uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, cozinha e no idioma. Essa influência faz-se notar em praticamente todo o País, embora em certas zonas (nomeadamente nos estados do Nordeste como Bahia eMaranhão) a cultura afro-brasileira seja mais presente.
Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com varias acepções, em diferentes níveis de profundidade diferente especificidade. São praticas e ações sócias que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Referem-se às crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais, que permeiam e preenchem a sociedade.
Mas aesta diversidade é atribuído o preconceito que tem como significado uma opinião ou um conceito formado por antecipação, geralmente com precipitação sem uma análise mais profunda ou conhecimento de um determinado assunto, o preconceito está relacionado com ausência de conhecimento acerca de determinado assunto, a assim o negro é marcado pelo racismo da cultura ocidental ligadas a certas concepçõessobre a natureza humana que fundamentaram a sua discriminação tendo em vista a sua exploração a discriminação dos homens, na Europa era aceita até o século XIX, como algo natural em relação aos escravos desde a antiguidade clássica que se discutia se estes eram escravos por natureza ou por condição social.
O intercâmbio cultural entre os negros, grupos indígenas e europeus no Brasil foi intenso,notadamente através das línguas, religião, modos, costumes, comidas e formas de pensar. Deste intercâmbio cultural formou-se a cultura afro-brasileira tendo influência africana em todos os aspectos da cultura brasileira, não desvinculando a cultura brasileira da africana, da indígena e da européia.
O grande desafio desta pluralidade de culturas é respeitar os diferentes grupos culturais que compõemo mosaico étnico brasileiro e mundial incentivando o convívio de diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural respeitando as diferenças enriquecendo com elas e valorizando a própria identidade cultural e regional.
Os africanos tiveram e tem uma grande influência marcante no desenvolvimento da cultura brasileira, pela inserção de seus valores e crenças,contribuindo com o surgimento da cultura com a identidade afro-brasileira.

A presença da cultura africana na sociedade atual


Através do convívio com a cultura africana desenvolvemos costumes, manifestações artísticas, religiosas, valores morais, vestuários entre outros, sendo assim a pluralidade cultural indica um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos, abrangendo diferentes...
tracking img