A divercidade na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
















































































introdução

O objetivo do ensino interdisciplinar visa ampliar a possibilidade de concentração das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos componentes e a aprendizagemconverge de naturezas diversas, ao estabelecer objetivos nesses termos, o professor amplia suas possibilidades de entendimento à diversidade apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada criança.


A diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta para que seja incorporada pelas crianças, a atitude deatuação do outro em suas diferenças particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Em síntese, a função da escola na preparação do aluno para o mundo e suas contradições. Trabalhando dessa forma, não conteúdo obstrato, mas vivo e concretos, portanto indissociáveis da realidade social, deve ser um ensino que segue a linha do diálogo,ação, compreensão e participação baseada em relações diretas da experiência do aluno.

DESENVOLVIMENTO



Este trabalho foi elaborado com objetivo de realizar atividades que envolva o ensino e alfabetização lI, ensino da natureza e sociedade, ensino das artes e da música, e do ensino da matemática na educação infantil. Para uma melhorcompreensão optou-se pela cantiga sopa do neném com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, socialização coordenação motora e cognitiva através de brincadeiras.
A educação infantil primeira etapa da educação básica é período onde a criança tem seu primeiro contato, com a escola e com o ensino formal. No entanto quando a criança chega á escola ela já possui um conhecimento informalcom os números, as letras as brincadeiras. È fundamental que o professor considere os conhecimentos trazidos de casa para que a criança associe os conhecimentos adquiridos com a escola. Uma criança na faixa etária de três e quatro anos a noção de algumas atividades que podem ser trabalhadas na escola como sua idade canal de televisão, a quantidade de pessoas que tem em sua casa. Quantas bonecasquantos carrinhos, e muitas delas conhecem as musiquetas, e as historinhas, infantis contadas por seu país. Neste sentido a nossa meta é entender o que é um texto literário aprofundando em suas principais características e, a partir disso criar estratégias adequadas e eficiente de planejamento.
Considerando os vários fatores que devem ser pensados na elaboração do planejamento pedagógicona educação infantil surge o questionamento sobre o que fazer com as crianças bem pequenas e como planejar o trabalho educativo com as crianças de zero a cinco anos o professor também precisa proporcionar situações que possibilitem a exploração pelas crianças das habilidades físicas, motoras e perceptivas no conhecimento do próprio corpo, como um todo integrado, que envolve tanto o conhecimentodas partes do corpo como os diversos órgãos e funções como as sensações, as emoções, os sentimentos e os pensamentos.




Plano de aula
Público Alvo: 04 anos.
Duração: Uma semana.
Relato: Conhecimentos prévios dos alunos.
Objetivo:
- Desenvolver á coordenação motora fina.
- Discriminar esquerda ou direita.
-Identificar, ler e escrever as vogaise forma de numeral.
- Identificar nomes animais, frutas e legumes.
- Identificar, quantidade e repetição das palavras.
Conteúdo:
- Lateralidade;
- Organização espacial;
-Palavras-chave;
-Vogais
- Desenho
-Brincadeiras dirigidas;
Palavras-chave: sopa, tomate, piolho, agrião, jacaré, javali, chulé, rabanete, um, dois, três.
Metodologia:
O professor...
tracking img