A ditadura militar no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar


Anos 50 e 60












Ditadura Militar no Brasil, anos 50 e 60


A ditadura militar no Brasil foi um governo iniciado em abril de 1964, apósum golpe articulado pelas Forças Armadas, em 31 de março do mesmo ano, contra o governo do presidente João Goulart.
Em 1955, ainda segundo uma corrente de historiadores brasileiros, as mesmas forçastentaram impedir as eleições através de um novo golpe, pois sabiam que haveria a sua derrota.
A tentativa, porém, foi impedida pela ação do marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott, quegarantiu as eleições e a posterior posse de Juscelino Kubitschek que continuou a desenvolver a indústria brasileira tentando modernizar o parque industrial, com a conhecida política dos cinquenta anos emcinco.
A principal razão, entre as que motivaram o golpe, foi o medo da implantação do conjunto de reformas, especialmente a reforma agrária, que traria como consequência imediata a divisão das grandespropriedades - os latifúndios. A democratização da propriedade da terra não era uma proposta nova. Era defendida por políticos e intelectuais, como Joaquim Nabuco e André Rebouças, desde a época daabolição (1888).
A reforma agrária diminuiria o poder dos grandes proprietários, principalmente no Nordeste. Conhecidos como "coronéis", os latifundiários mantinham os camponeses sob seu domínio eassim manipulavam as eleições, elegendo representantes que defendiam sempre seus interesses, prática que impedia a formação de uma consciência de cidadania: os trabalhadores rurais explorados esubjugados, mal tinham condições de sobrevivência.
O Golpe de 1964 tem origem na "conspiração anti-vargas", que incluía os militares. Vargas era alvo de deliberadas críticas dos seus opositores,principalmente do jornalista Carlos Lacerda (UDN), que achavam demasiado esquerdista sua política sócio-econômica
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era...
tracking img