A ditadura militar no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ditadura
Militar no
Brasil.








-INDICE
INTRODUÇÃO ..................................................1
DESENVOLVIMENTO........................................2
DESENVOLVIMENTO........................................3
DESENVOLVIMENTO........................................4
CONCLUSÃO.....................................................5-INTRODUÇÃO

De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura, pois os governantes não eram escolhidos pela população e quem discordava do governo podia ser preso.
O Congresso Nacional não podia controlar os generais presidentes. Os sindicatos, as universidades e os jornais eramvigiados pela polícia.Em seus 21 anos de duração, o regime militar exerceu uma pressão permanente e sufocante sobre a vida artística e cultural. Proibiu peças de teatro, mutilou canções, censurou filmes, prenderam artistas, escritores, jornalistas, compositores etc.
Sempre houve resistência ao regime: passeatas estudantis, guerrilha urbana e rural, mobilização dos operários, jornalistas,professores, camponeses, donas de casa, políticos e estudantes todos disseram não a ditadura e lutaram bravamente pela abertura política.













1

A Ditadura Militar no Brasil

A ditadura militar no Brasil teve inicio no dia20 de janeiro de 1971, aonde os militares começaram a obter homens e mulheres logo cedo. No dia 24 de fevereiro que um terrorista possivelmente bastante procurado pelo exercito havia fugido.
Foi aonde começaram aas torturas no Brasil, mas no Brasil não á torturas! Engano, se torturava o inimigo e matava-o depois sumiam com o corpo. O terrorista, quem era? Era um deputado.
Em 1964 ouve umgolpe, militar que se deu após João Goulart ter assumido a presidência em 1961, Joao propôs medidas chamadas “reformas de base “, que as quais os setores conservadores aliados aos militares, não concordaram que foi aonde ouve um golpe militar que derrubou João do governo, em 31 de março de 1964.
Após isso a nação recebeu um tiro no peito como consequência, ali morreu um monte de país, morreu umliderança popular, morreu um processo, houve uma derrota política da qual jamais espero ver outra.
Começou a se construir uma ditadura que ficou bem clara que exixtiria logo após o golpe de 1964. Quanto a política externa os militares optaram pelo alinhamento com os Estados Unidos por isso ficou bem claro que os Estados Unidos montou estrutura de apoio ao golpe de 1964.
O governo deCastelo Branco comandou de (1964 a 1967), que foi onde ouve uma grande evolução na política. Em 1967 houve uma constituição que aumentou o poder executivo e limitou a autonomia dos estados enfraquecendo o principio Federalista.
O general Arthur da Costa e Silva, fazia pacote da chamada linha dura, ele demitiu muitos funcionários civis e os substituiu por militares que foi aonde dois ministrosiniciaram um projeto econômico que visava retorna o crescimento sem aumentar a inflação, a insatisfação dos trabalhadores foi um dos problemas enfrentados por Costa e Silva.
Na década d e1970 e que estava sendo o governo Médici, o Brasil viveu um grande período de violência, a tortura e os assassinatos tornaram-se comuns dentro dos presídios, isso vindo a ser o período mais duro e violentos daditadura militar.
2
Após isso foi produzido e distribuído em forma de planfeto , pelo serviço de informações o decálogo de segurança . Aconteceu então a era do Brasil grande que foi quando o general Médici assumiu a presidência, assim expandindo a
compra de...
tracking img