A distição entre arte e design no brasil

1190 palavras 5 páginas
Centro Universitário Maria Antonia

Curso de Especialização em Design Gráfico: design e humanidade

Disciplina: Design: um campo de saber e saberes.
Professor Dr. João de Souza Leite.

Aluno: Melhem Sarout

São Paulo
Janeiro, 2013

A distinção entre design e arte no Brasil

O design, ou desenho industrial, é a área do conhecimento que trata do planejamento da programação e do projeto dos objetos com os quais o homem lida em seu cotidiano, assim como dos ambientes em que mantém seu espaço de vida. Essa é a definição de design descrita na página de introdução no sítio da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), fundada no Rio de Janeiro em 1962 por Alexandre Wollner e Karl Heinz Bergmiller e considerada como um marco histórico, uma proposta de vanguarda inserida em um universo de crenças modernistas. Mas a semente do ensino do design, de nível superior, no Brasil foi o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) de 1951, fundado em São Paulo por intermédio de Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi que, por motivos financeiros, durou apenas três anos. O IAC implantou conteúdos e procedimentos didáticos posteriormente introduzidos em disciplinas de desenho industrial na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1962, e também na ESDI.
A ESDI traz uma proposta de formação bastante influenciada pela escola de Ulm (Hochschule fur Gestaltung - Escola Superior da Forma, 1953 a 1968) da Alemanha. Influência que estabelece a razão absoluta como princípio básico, uma formação direcionada ao processo de projetar e não do fazer, sem dar margem à subjetividade ou ao traço pessoal e em detrimento da formação de designers artistas e artífices proposta inicialmente por Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi no IAC.
Na época de implantação da ESDI, a grande maioria dos industriais brasileiros nem mesmo sabia o que era design, apesar de haver, entretanto, a concepção da importância do ensino do design, pois era evidente a necessidade de gerar mão

Relacionados

  • História-e-Memória
    181492 palavras | 726 páginas
  • Livro sobre a memoria no conceito do historiados le goff
    181624 palavras | 727 páginas
  • Trabalhos
    190686 palavras | 763 páginas
  • Mestre
    190694 palavras | 763 páginas