A dislexia nos ambientes educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DISLEXIA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS
Euclides de Oliveira
311107615

RESUMO

A dislexia é uma dificuldade especifica de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento das palavras com exatidão e ou fluência , na soletração e na habilidade de decodificação ou seja a dislexia apresenta múltiplas manifestações e distintos níveis de acometimento,assim sendo uma abordagem multidisciplinar, que enfoque o disléxico, com seus déficits e potencialidades será a mais produtiva para o diagnóstico e adaptação às exigências na sala de aula

Palavras Chaves: DISLEXIA; APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO;DIAGNÓSTICO

INTRODUÇÃO
Dislexia é uma palavra grega que quer dizer distúrbio de linguagem e tem como principais características dificuldades na leitura,escrita, soletramento de palavras e compreensão do que se lê.
Apesar de não haver um consenso dos cientistas sobre as causas da dislexia, pesquisas recentes apontam fortes evidências neurológicas para a dislexia. Vários pesquisadores sugerem uma origem genética para a dislexia. Outro fator que vem sendo estudado é a exposição do feto a doses exageradas de testosterona, hormônio masculino,durante a sua formação in-útero no ramo de estudos da teratologia; nesse caso a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino seria explicada por abortos naturais de fetos do sexo feminino durante a gestação. Segundo essas teorias, a dislexia pode ser explicada por causas físico-químicas (genéticas ou hormonais) durante a concepção e a gestação, dando uma explicação sobre os motivos dehaver, aproximadamente, 4 pessoas disléxicas do sexo masculino para 1 do sexo feminino. Segundo essa abordagem da dislexia, ela é uma condição que se manifesta por toda a vida não havendo cura. Em alguns casos remédios e estratégias de compensação auxiliam os disléxicos a conviver e superar suas dificuldades com a linguagem escrita.
É um problema que quanto mais cedo for detectado, melhor. Assimhá a possibilidade de uma intervenção terapêutica e você pode ajudar a criança a se desenvolver melhor, sendo capaz de driblar as dificuldades e desenvolver novas habilidades que possam fazer com que ela não sofra tanto na escola ou em outras situações nas quais depende da leitura e escrita.
Como é uma dificuldade de aprendizagem perceptual, pode ser de natureza mais visual, auditiva ou mista. E,além disso, é dividida em três graus: leve, moderado e severo. Esses são rótulos que são atribuídos apenas pela necessidade de se dar um nome para aquilo que a pessoa tem. Mas quando se analisa cada caso, se vê que, além dessas características, também é necessário considerar a pessoa em si: história de vida, meio em que vive, ambiente do qual vem, oportunidades que teve, estímulo que recebe.Desta forma, objetivamos neste artigo como o professor pode reconhecer e lidar com casos de dislexia na sala de aula , pois muita vezes confunde-se esse com problemas de indisciplina , déficit de atenção , incapacidade de aprendizado , e , para tanto utilizamos a pesquisa bibliográfica como forma de metodologia e trabalho.

1. O desenvolvimento cognitivo das crianças

A questão dosproblemas de aprendizagem escolar, há que considerar as dificuldades da criança na escola e as dificuldades da escola com as crianças , visto que essas dificuldades da escola com as crianças, visto que essas duas dimensões devem ser analisadas reciprocamente.
Diante de uma criança em situação de fracasso escolar a primeira providência dos pais ou dos professores é encaminhar a criança parafazer testes. Os resultados serão determinantes na orientação proposta, se forem insatisfatórios , a criança será qualificada como débil leve e encaminhada para ensino especifico, do tipo de aula de adaptação, complementado por ajudas pedagógicas diversas.
Segundo PIAGET (1971) as crianças crescem passando por estágios cognitivos durante os quais o seu processo de pensamento se torna...
tracking img