A dimensão técnico-operativa do trabalho do assistente social.

Páginas: 10 (2431 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Cristiane Maria Castro de Jesus
Tutora Mônica Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0741) – Módulo IV
27/08/2010

RESUMO

A questão social como objeto do trabalho dos Assistentes Sociais desenha-se na sua instrumentalidade e prática. A formação profissional exige cadavez mais qualificação teórica e prática e é vista como uma profissão interventiva, requer um domínio de um instrumental técnico-operativo, teórico-metodológico e ético-polítco. Com a diversidade de atuação em vários espaços o serviço social se fez indispensável em sua trajetória histórica, construindo no decorrer das últimas décadas diretrizes norteadoras baseadas na legitimidade da profissão.Palavras-chave: Questão Social; Instrumentalidade; Diversidade de Espaços.

1 INTRODUÇÃO

O Serviço Social se constitui enquanto expressão de necessidades sociais derivadas das políticas das classes sociais. O fazer profissional e suas expressões na conjuntura brasileira contemporânea exigem um tratamento acerca da questão social, pois esta se apresenta como objeto, matéria prima do trabalhodos Assistentes Sociais, desenhando sua especificidade e sua instrumentalidade. As transformações vivenciadas na sociedade contemporânea, principalmente no que se refere à diversificação e a ampliação da questão social, exigem a analise das demandas colocadas à profissão na atualidade considerando as reais necessidades dos sujeitos demandantes.

A formação profissional demanda cada vez mais aqualificação teórica e prática nas ações da prática profissional do assistente social. Grandes avanços foram alcançados pelo serviço social na contemporaneidade, através de discussões teórico-metodológicos, éticos e políticas. Hoje existe um projeto profissional amplamente discutido e coletivamente construído no decorrer destas últimas décadas. As diretrizes norteadoras desse projeto se desdobraramno Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, na Lei da Regulamentação da Profissão de Serviço Social e as novas Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social.

Na seqüência estaremos abordando as competências: Ético-política, Téorico-metodológico e técnico-operativo. As técnicas e instrumentos do exercício profissional, sua aplicabilidade e os diversos espaços de atuação doassistente social.

2 AS COMPETENCIAS:
2.1 ÉTICO-POLÍTICA.

O Assistente Social não é um profissional neutro. Sua prática se realiza das contradições das relações entre o poder e a força social da sociedade capitalista. Para que o profissional possa ter clareza de qual direção norteará a sua prática deverá ter um posicionamento político frente às questões sociais da realidade do cotidiano.Para isso ele deverá assumir valores ético-morais que sustentem a sua prática, valores esses contidos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais.

2.2 TEÓRICO-METODOLÓGICO.

O profissional deve conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Não é somente a aplicação de um instrumento de ação, mas “como fazer” e a “sistematização da prática”estudando a realidade cotidiana e a questão social a ser trabalhada.

2.3 TÉCNICO-OPERATIVA.

O conhecimento, a competência e um conjunto de habilidades técnicas deverão fazer parte do exercício da profissão garantindo assim um trabalho qualificado e necessário para os usuários e instituições, que se utilizam do profissional de serviço social. Mas é no dia a dia profissional que se desenvolve acompetência técnico-operativa do assistente social, envolvido pela máquina interventiva do cotidiano e sua capacidade de interpretação da realidade social.

Os Assistentes Sociais devem trabalhar com as três competências:

Essas três dimensões de competências nunca podem ser desenvolvidas separadamente – caso contrário, cairemos nas armadilhas da fragmentação e da despolitização, tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A dimensão Técnico-operativa do Trabalho do Assistente Social
  • Dimensão técnico-operativa do Serviço Social
  • Dimensão tecnico-operativa da profissão Serviço Social
  • A dimensao tecnico operativa
  • dimensão o tecnico operativa
  • politica e planejamento Social: Decifrando a dimensão técnico-operativa na pratica profissional
  • A DIMENSÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO APO BPC
  • A dimensão técnico operativa BATTINI 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!