A dificuldade na leitura e na escrita durante o processo de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA TERRA NORDESTE – FATENE
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

EDNA SANTOS SAMPAIO MOURA

A DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

CAUCAIA - CE
Dezembro de 2010

2

A DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO¹

Edna Santos Sampaio Moura²

RESUMO: O presente artigo, de caráterbibliográfico, reflete sobre as dificuldades na leitura e na escrita apresentadas pelos alunos no processo de letramento. Aponta possíveis estratégias que podem ser utilizadas para mudar essa realidade que atinge educandos de várias idades e classes sociais no Brasil. Os educadores precisam identificar, de forma intensa, essas barreiras que acompanham os alunos e dificultam o aprendizado. É desuma importância a dedicação, o desempenho, e a capacitação dos educandos para ajudar os discentes que enfrentam essa problemática. A avaliação psicológica desses alunos é um ponto de partida que possibilitará a identificação das causas que norteiam a problemática em toda sua extensão. A práxis da pedagogia é aqui identificada como de fundamental importância, pois é notório o grande número decrianças que passam para as séries seguintes sem saber ler e escrever. Palavras-chave: Escrita. Leitura. Alfabetização. Dificuldades.

ABSTRACT: This article bibliographic charater, reflects on the dificuties in reading and writing present by pupils in literacy the process. Points possible strategies that can be used to change this reality that reaches students of various ages and social classes inBrazil. Educator need to uniquely identify intense these barriers wich accompany students and hinder learning. Is of utmost importance to dedication, performance, and empowering students to help dicents facing problem psychplogical assessment of the student is partid proper identification of the causes that guide the problematic. The praxis of pedagogy is here identified as fundamentally important thefact that a large number of children are passing to the series following without knowing how to read and write. This fact is quite worring for parents, techers and society in general and brings to the country reflections negatives regarding the quality of education.
Key-words: Writing. Reading. Literacy. Difficulties.

_____________________________
¹ Artigo apresentado como pré-requisito paraa conclusão de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional da Faculdade Terra Nordeste – FATENE, sob orientação do Prof. Ms. Edson Ferreira da Costa. ² Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Terra Nordeste – FATENE.

3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é fazer uma análise dos fatores que causamdificuldades de leitura e escrita nos alunos em processo de alfabetização. É notório o grande contingente de crianças que passam da alfabetização para outras séries sem saber ler e escrever. Ao longo dos anos, a alfabetização escolar tem sido alvo constante de controvérsias metodológicas e teóricas, exigindo dos educadores um ritmo intenso de capacitação, que pressupõe uma mudança no quadro da educaçãobrasileira. Em nosso país predominou, durante décadas, o questionamento acerca da eficácia dos métodos de alfabetização. Segundo Soares (2004), alfabetizar é a ação de ensinar a ler e escrever. Percebe-se que, nessa afirmação, o processo de letramento é um conjunto de estratégias e ações infinitas. Para Freire (1980 e 1984), alfabetizar é desenvolvimento da consciência crítica, que é um dosinstrumentos primordiais para a emancipação do homem; enfatiza a necessidade do educador libertar-se, definitivamente, das práticas pedagógicas ultrapassadas e alienadoras e descobrir a importância da busca do conhecimento diário. Lúria (1988) afirma que a escrita da criança começa muito antes da primeira vez que o professor coloca um lápis em sua mão. A incapacidade da criança em associar a escrita com...
tracking img