A DIFICULDADE DO ALUNO SURDO NA LEITURA NA LÍNGUA PORTUGUESA

2218 palavras 9 páginas
FACULDADE UNINTER

CINTIA MONTEIRO

A DIFICULDADE DO ALUNO SURDO NA LEITURA NA LÍNGUA PORTUGUESA

CURITIBA
2013

A DIFICULDADE DO ALUNO SURDO NA LEITURA NA LÍNGUA PORTUGUESA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a obtenção de crédito na disciplina de Metodologia de pesquisa científica do curso de Pedagogia.

CURITIBA
2013

Sumário

TEMA / DELIMITAÇÃO DO TEMA:A DIFICULDADE DO ALUNO SURDO NA LEITURA NA LÍNGUA PORTUGUESA

O livro propõe-se a contribuir para o debate de problemas teóricos e a reflexão sobre linhas de ação que preocupam educadores em geral, professores de alunos surdos, familiares de surdos e pesquisadores da área. (CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA e MARIA CECÍLIA RAFAEL DE GÓES). Ao mesmo tempo, pelos temas tratados, os textos estão endereçados, de forma direta, também a outros segmentos, vinculada à atuação acadêmica ou profissional, nos campos da Lingüística, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

PROBLEMATIZAÇÃO:

Contudo, diferentes práticas pedagógicas envolvendo tais sujeitos apresentam uma série de limitações e estes, ao final da escolarização fundamental (que não é alcançada por muitos) não são capazes de ler e escrever satisfatoriamente ou ter um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos. Esses problemas têm a realidade escolar do surdo no Brasil, procuram identificar tais problemas (FERNANDES, 1989, TRENCHE, 1995 e MÉLO, 1995) e apontar caminhos possíveis para uma prática pedagógica mais adequada (GÓES, 1996 e LACERDA, 1996, SKLIAR, 1999).
Os surdos têm sido vistos como maus leitores. Isso se deve, principalmente, à dificuldade na compreensão do texto escrito e aos baixos níveis de leitura alcançados por uma grande parte deles. Tal afirmação não implica que os mesmos não dominem a

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas