A diferença entre mandioca brava e mandioca mansa

DIFERENÇA ENTRE A MANDIOCA BRAVA E A MANDIOCA MANSA
por Edilson Teixeira de Souza
INTRODUÇÃO
"Em tempos idos, apareceu grávida a filha dum chefe selvagem, que residia nas imediações do lugar em que está hoje a cidade Santarém. O chefe quis punir o autor da desonra de sua filha a ofensa que sofrera seu orgulho e, para saber quem ele era, empregou debalde rogos, ameaças e por fim castigosseveros. Tanto diante dos rogos como diante dos castigos a moça permaneceu inflexível , dizendo que nunca tinha tido relação com homem algum. O chefe tinha deliberado matá-la, quando lhe apareceu em sonho um homem branco que lhe disse que não matasse a moça, porque ela efetivamente era inocente, e não tinha tido relação com homem. Passados os nove meses, ela deu à luz uma menina lindíssima e branca,causando este último fato a surpresa não só da tribo como das nações vizinhas, que vieram visitar a criança, para ver aquela nova e desconhecida raça. A criança, que teve o nome de Mani e que andava e falava precocemente, morreu ao cabo de um ano, sem ter adoecido e sem dar mostras de dor. Foi ela enterrada dentro da própria casa, descobrindo-se e regando-se diariamente a sepultura, segundo ocostume do povo. Ao cabo de algum tempo, brotou da cova uma planta que, por ser inteiramente desconhecida, deixaram de arrancar. Cresceu, floresceu e deu frutos. Os pássaros que comeram os frutos se embriagaram, e este fenômeno, desconhecido dos índios, aumentou-lhes a superstição pela planta. A terra afinal fendeu-se, cavaram-na e julgaram reconhecer no fruto que encontraram o corpo de Mani .Comeram-no e assim aprenderam a usar da mandioca." (COUTO DE MAGALHÃES, José Vieira. O Selvagem, pp. 134-135 - transcrito por CASCUDO, op. cit, verbete Mani). Segundo o autor o nome de mandioca advém de Mani-oca, cada de Mani.
Mandioca, macaxeira, aipim, mandioca-brava, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira e pão-de-pobre, são vários nomes dados para esta raiz que faz parte docardápio da família brasileira. O Brasil é responsável por 15% da produção mundial de mandioca. A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, pois possui fácil adaptação e é considerado um dos nove produtos agrícolas mais importantes do Brasil. É uma herança indígena e uma riqueza na culinária brasileira, mas é ainda muito pouco explorada
Embora seja pobre em proteínas, a mandioca tem sidoconsumida no Brasil desde a época da Colônia. Há dois grandes grupos de mandioca: a mandioca-mansa ou mandioca-doce (Manihot utilissima) e a mandioca-amarga ou mandioca-brava (Manihot esculenta). Essa divisão se baseia na quantidade de ácido cianídrico (substância venenosa) que cada variedade contém, variando também nas cores das partes de folhas, caule, raiz e forma.
A planta é de origemsul-americana, da parte oriental tropical, de onde foi levada para a Ásia e África. No Brasil existe cultivo da mandioca em quase todas as unidades da federação. (FOTOS 01 e 02)
A nível nacional 40 a 45% da produção de mandioca se destina à produção de farinha, 10% à fabricação de amido (fécula), 30% ao consumo de mesa e o restante destinada a alimentação animal. (AGRIANUAL, 2008)

FOTOS 01 e 02:Fotos de mandioca. Fonte: Internet.
* MANDIOCA AMARGA OU BRAVA
* Aspectos Gerais:
A mandioca-brava tem sabor amargo, o que esta associado à presença de ácido cianídrico, substância altamente tóxica, é tão tóxica que sem o tratamento adequado para eliminar o veneno pode até matar. Esta variedade possui teor superior a 100 mg de HCN (ácido cianídrico)/kg da raiz, por isso não podem serconsumidas sem tratamento. (FOTOS 03 e 04)
* Utilização:
É utilizada principalmente na industrialização em decorrência do alto conteúdo de amido nas suas raízes e com isso após a lavagem e o processo de secagem, para a obtenção do amido, todo o ácido desaparece. A fervura das raízes elimina quase totalmente o teor de HCN por volatilização.
Não pode ser comida frita ou cozida devido ao alto...
tracking img