A diferença do método cientifico de descrtes e galileu

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
GALILEU
A autonomia da ciência está ,assim,assentada numa tese de suficiência do método ciêntifico para aferir a verdade das teorias naturais mediante um escrutínio crítico baseado em “experiências sensíveis” e “ demonstrações necessárias”,estas últimas identificadas por Galileu com o raciocínio demonstrativo matemático.
Este é o lugar para lembrar que os pronunciamentos metodológicos deGalileu coincidem em reiterar que o método científico consiste numa combinação peculiar de experiência com raciocínio matemático.
É a visão crítica pela experiência que torna o método cientifico livre de toda e qualquer autoridade,até mesmo daquela do autor do discurso.
Convém,entretanto,ter claro que Galileu não reivindica qualquer inovação no método da ciência,ou antes,nunca reinvidicaanterioridade ou precedência em questões metodológicas .
O que Galileu faz é reivindicar a “suficiência do método cientifico”para decidir acerca das questões naturais,para as quais se pode usar a experiência,o discurso e o intelecto,em suma,para as quais se pode empregar a razão natural.
A ciência emprega um método autônomo para aferir a verdade das concepções naturais,que é também o único métodoacessível a capacidade humana,as conclusões naturais devem não só prevalecer sobre a letra da escrita ,mas também servir de base para a determinação de seu verdadeiro sentido.Ou seja, como diz Galileu:”[...] é oficio dos sábios afadigar-se para encontrar os verdadeiros sentidos das passagens sacras concordantes com aquelas conclusões naturais das quais primeiramente o sentido manifesto ou as demonstraçõesnecessárias tornaram-nos certos e seguros”. Desse modo ,Galileu associa às suficiência do método cientifico a afirmação da universalidade do juízo cientifico.
Galileu defende não só que a ciência possui um método suficiente que torna os seus juízos independentes (livres) do principio da autoridade teológica,mas também afirma incisivamente,como é de esperar no caso da defesa de autonomia de umcampo ou disciplina cientifica,a universalidade do seu juízo.
Cabe,portanto,a Galileu também e mérito de ter percebido com admirável clareza que a independência dos padrões científicos de julgamento e a conseqüente liberdade de pesquisa cientifica eram fundamentais para a formação de comunidades cientificas e para o processo de institucionalização através dos quais a nova ciência se consolidarianos estados modernos.
É inegável que,com Galileu,nasce uma nova figura no cenário intelectual,a figura do cientista,nasce nos séculos XVI E XVII ,uma nova atividade intelectual,a cientifica,da qual Galileu é, sem duvida,um dos mais expressivos representantes.

DESCARTES

Para sairmos do senso comum e das percepções individualistas do “bom senso” é preciso utilizar um método cientificoe racional para discernir as ilusões dos sentidos. Descartes afirmou que a razão é a base para se alcançar o conhecimento.
Existem pessoas que enchem a boca pra dizer que são anti-cartesianas.Se fosse apenas inocência,não passaria de uma postura ridícula que reflete uma ignorância da historia da filosofia e da ciência.Acontece ,que muitos anti-cartesianos são aquelas mesmas pessoas que compõemas forças do atraso,do preconceito e das superstições que dominaram o mundo por milhares de anos antes do surgimento de figuras exponenciais com René Descartes,Galileu e etc... que desenvolveram métodos de pensamentos e sistemas de ensino e pesquisa cientifica seminais.
Assim como Max Weber,ele defende a idéia de que o uso da razão pode levar a “becos sem saída”e, em uma situação de incapacidadede lidar com as próprias emoções,pode dificultar a vida das pessoas.Para Coleman existem duas mentes:a que raciocina e a que sente.Em certas situações,essas mentes se coordenam,sendo que,numa via de Mao - dupla,os sentimentos são essenciais para o pensamento.
A racionalidade cartesiana de descartes não é o remédio para todos os males humanos e nem tampouco pode ser acusado pelos danos que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos científicos
  • Métodos científicos
  • Diferença entre o metodo ciêntifico é o senso comum !
  • Métodos científicos
  • conhecimento cientifico e metodo cientifico
  • conhecimento cientifico e metodo cientifico
  • Métodos científicos
  • Metodos cientificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!