A Dieta Do Paleol Tico

1906 palavras 8 páginas
A Dieta do Paleolítico
Dieta do Paleolítico: Como os nossos corpos querem ser tratados.

O genoma humano tem mudado pouco nos últimos 200.000 anos. Os nossos ancestrais desenvolveram práticas agrícolas há cerca de 10.000 anos atrás. O advento da agricultura marcou um período caótico para os nossos corpos tentando obrigá-los a esses alimentos estranhos. O registo fóssil mostra uma diminuição maciça da altura média, da saúde e um rápido aumento das doenças, da obesidade, nas populações que sobreviveram à transição do estilo de vida caçador-recolector para uma dependência da agricultura. Mulheres com uma dieta alta em grãos (cereais) e outros hidratos de carbono, amadurecem mais cedo do que as suas homólogas dos caçadores-recolectores; o que provocou um boom na população. Sem este crescimento significativo da população, a nossa dieta, tal como a conhecemos, poderia ser a mesma de antes do advento da agricultura – a dieta para a qual os nossos corpos estão preparados.

A dieta dos nossos ancestrais pré-agrícolas consistia em carnes, peixe, marisco, insectos, vegetais, frutas e nozes (nozes aqui refere-se a frutos secos que ficam dentro de uma casca dura). O advento da agricultura trouxe-nos batatas, leguminosas (ou seja, amendoim, feijão, grão, ervilhas, favas, lentilhas e soja), grãos (ou seja, milho, trigo, arroz, cevada, centeio e aveia) e alimentos processados (ou seja, açúcar, pão, bolos, bolachas, doces, álcool, etc). Além disso, temos modificado as nossas plantas para produzirem frutos maiores e mais doces (maior teor de açúcar).O melhor exemplo disso é o mirtilo.

Compare um mirtilo do Maine (Maine é um estado americano), selvagem, para o mirtilo moderno do supermercado e você vai ver uma diferença notável.O mirtilo selvagem é pequeno e contém pouco açúcar.É preciso um punhado de frutos silvestres para igualar a doçura de dois ou três grandes frutos comerciais. No entanto, num punhado de frutos silvestres você está recebendo uma quantidade muito maior de

Relacionados