A DIDÁTICADO ENSINO E A AVALIAÇÃO DOAPRENDIZADO EMLÍNGUAESTRANGEIRA

1210 palavras 5 páginas
MACAPÁ/AP
2014
MOROZOV, Ivete e MARTINEZ, Zeggio Juliana. A Didatica do Ensino e a avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira. Curitiba-PR: Ibpex, 2008.

A DIDÁTICA DO ENSINO E A AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Todas as pessoas que estão envolvidas no processo educacional são influenciados por crenças e valores, que fazem com que o mundo seja enxergado de determinada forma por cada um. Por essa razão entende-se que ninguém está neutro de qualquer preconceito sobre questões escolares como: alunos, aulas e principalmente no que diz respeito ao processo de ensinar e aprender.
É importante que o professor de Língua estrangeira estude a teoria do ensino da mesma, pois isso pode ajudar a ter conhecimentos sobre diferentes métodos e abordagens de ensino, além de contribuir para que o docente perceba melhor seu mundo profissional. Krashen utiliza o termo aprendizagem para descrever o contexto de ensino. É considerado que o aprendiz de segunda língua é aquele que está exposto ao ambiente em que se fala a língua alvo e assim adquire a língua de forma natural. Já aprendizagem mais formal, descrita pela sigla LE, é a que normalmente ocorre em um contexto escolar.
Outros termos também usados pela área de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira são: métodos, abordagem e currículo.
Segundo os pressupostos de Lewis, o currículo define o conteúdo de ensino programado. O termo método está relacionado a como o ensino deve ser conduzido e de acordo co Brown , método é o conjunto generalizado de ações ocorridas em sala de aula com o intuito de atingir objetivos linguísticos. Já a abordagem, é um termo que integra o conjunto de crenças teóricas e práticas e práticas, incorporando tanto o currículo como o método. A abordagem não é só uma sequência de técnicas, mas sim uma maneira de entender o ensino de línguas e tomar certas atitudes em sala de aula.
O Método de Tradução e da Gramática é conhecido como o método mais antigo na história do ensino

Relacionados