A DIDÁTICA E A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

926 palavras 4 páginas
A DIDÁTICA E A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Este texto tem por objetivo apresentar a didática e a pesquisa na formação do professor, assim como compreendê-las como uso de um instrumento maior para uma prática docente condizente com os objetivos educacionais, visando um ensino de qualidade. Reflexões sobre o ato educativo e sobre o professor pesquisador da sua prática requer um olhar crítico, ou seja, uma análise sobre como se dá sua docência. Visando uma prática qualificada, o professor deve reunir informações além das já formuladas sobre determinados assuntos, buscar algo a mais além daquilo já visto, possibilitando-o a rever suas ações pedagógicas e avaliá-las com um espírito de investigação. A prática da pesquisa deve se dar inicialmente com a aquisição de novos conhecimentos, conceitos e linguagens. O professor apropria-se das teorias, porém é na prática que realiza a reflexão da sua docência, conforme os acontecimentos diários, buscando um novo saber e um novo fazer.
O caráter crítico deve se dar inicio já no processo de graduação do professor, fazendo-se o uso de observações, análises, documentações, visando ações para explicar o ensino e a aprendizagem em situações escolares, desenvolvendo, assim, teorias a respeito dos saberes e conhecimentos em sala de aula.
O professor que busca sua formação com base em pesquisas, deve abranger as áreas da ciência para domínio de conteúdos e aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa na docência permite a ampliação e a análise dos contextos onde a prática ocorre, permite aos professores desenvolverem postura e habilidades de pesquisador, elaborando projetos que lhes possibilitam ao mesmo tempo compreender e problematizar as situações que observam. (PIMENTA, 2004, p. 46).
Selma Pimenta ressalta
Portanto, o papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análises para compreender os contextos históricos, culturais, sociais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, no qual se dá sua

Relacionados