A Didática e a Vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúde Profissional: Desafio do Educador
Tema: Saúde, Ética e Planejamento (12/01/2012)
Facilitadora: Profª Esp. Sonia Malheiros
CF/2012 Fraternidade e Saúde Pública
“Que a saúde se difunda sobre a Terra” (Cf.Eclo 38,8)
A Saúde é um direito do cidadão
APRESENTAÇÃO
-“Atchim” – Saúde! No espirro.
-“Tim – Tim” – Saúde! No brinde.
Alguém espirra ou alguém ergue o copo e a pessoa que está aolado, em ambos os casos, lhe deseja saúde. Como um hábito social, desejamos saúde aos nossos parentes, aos nossos amigos e até a pessoas desconhecidas. Mas o que significa desejar a saúde de alguém ? A primeira coisa que vem à cabeça é desejar que a pessoa se livre das doenças; entretanto, saúde é muito mais do que isso, é um bem pessoal e ambiental, que deve ser promovido por todos. Há diferenteslados da saúde, além da prevenção e tratamento de doenças, como uma alimentação adequada, educação, habitação, condições de saneamento e instalações domésticas, um bom ambiente de trabalho seguro e saudável, lazer e divertimento.
Talvez você possa usar a oportunidade desta leitura para pensar na forma como vive e faz as coisas, refletir sobre como está a sua saúde e quais atitudes ajudarão amelhorá-la. Você poderia, também, atualizar seu conhecimento sobre os diferentes tipos de doenças, a exemplo das doenças relacionadas ao trabalho. A segurança do trabalhador e ações para melhoria das condições de vida são outros temas tratados nessa leitura. O seu esforço e sua participação, procurando compreender as situações apresentadas e tentando resolver todas as atividades propostas,permitirão que você atue para proteger sua saúde e a de seus familiares, amigos e alunos.

MAS AFINAL, O QUE É TER SAÚDE? O QUE É REALMENTE NECESSÁRIO PARA SE TER SAÚDE?
A OMS define saúde assim: Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas tambémpor seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.
A saúde não depende apenas de atendimento médico ou hospitalar, mas também de salários adequados para cobrir o custo de vida, educação, transporte, prazer de viver, alimentação adequada, moradia, água encanada e esgoto, assim como de critérios para uma vida prazerosa e equilibrada. Além disso, aindapodemos citar roupas para se vestir, segurança, lazer, um ambiente de trabalho saudável e lugar para se viver, livre de poluição.
A saúde é um aspecto tão fundamental na vida de um ser humano, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 1948 (aquela mesma organização que criou a OMS), traz em um dos seus artigos:














A SAÚDE DEPENDE DE TODOS E DECADA UM
Ao avaliar como está a sua saúde e como você e os outros poderiam melhorá-la, provavelmente pensou em coisas como:
a) manter hábitos de vida sadios e combater os comportamentos prejudiciais à saúde;

b) estimular os seus conhecidos e vizinhos a manterem limpo o ambiente;

c) realizar ações políticas gerais para melhorar as condições gerais de vida dos cidadãos;

d) realizar açõespolíticas comunitárias em iniciativas locais de saúde pública etc.


A Didática e a Vida
Ilza Martins Sant`Anna
Maximiliano Menegolla


A didática é uma ciência dimensionada para o humano, que se propõe a ajudar e educar o homem. Uma ciência só tem valor quando se propõe a oferecer ao homem possibilidades para melhor realizar e viver a vida. Por isso, toda a ciência que não está para o homemé anti-humana e não é educativa.
A didática deve se preocupar, primeiramente, com o homem e sua vida. Pois, para poder viver, o homem necessita da ajuda da educação, da pedagogia, da didática e de todas as demais ciências. Mas o que é esse homem e o que é a sua vida? A partir disso, se faz necessário refletir sobre o que é o homem e seu viver.
O homem é o ser que busca a possibilidade de...
tracking img