A dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A DICOTOMIA ENTRE CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
























Salvador




















A DICOTOMIA ENTRE CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃOINFANTIL
























Salvador











































“Cuidar eeducar são ações intrínsecas e de responsabilidade da família, dos professores e dos médicos. Todos têm de saber que só se cuida educando e só se educa cuidando”.
(VitalDidonet, consultor em educação infantil, ex-presidente da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré- Escolar)
A dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil



Cuidar:imaginar, meditar, julgar, supor, tratar; Ter desvelo por. Fazer os preparativos; Acautelar-se; assistir. Empregar atenção.

Educar: despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundoos padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais. Cultivar o espírito. Instruir, ensinar; domesticar, amestrar, adestrar.

Estes são osconceitos de cuidar e educar, isoladamente, segundo o dicionário português. Mas, o que seria o cuidar e o educar na Educação Infantil?

Segundo o Referencial Curricular Nacional para aEducação Infantil (1998), significam “propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis derelação interpessoal, de ser, e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.”

Durante o períodoindustrial, tinha-se a necessidade de “guardar” a criança enquanto seus pais estavam nas indústrias, trabalhando. As mulheres passaram a ganhar seu espaço no mercado de trabalho e, não tinham mais...
tracking img