A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira.

O sociólogo Jessé Souza lançou um livro onde retrata sobre a invisibilidade social. De acordo com Jessé Souza algunsautores da sociologia brasileira tentaram construir em suas obras uma identidade do povo Brasileiro, mas recaem em uma teoria emocional da ação. Os autores citados são Sérgio Buarque, Raimundo Faoro eRoberto Damata.
Já o psicólogo Fernando Braga da Costa relata no livro homens invisíveis: relatos de uma humilhação social, a invisibilidade e humilhação na qual pôde sentir de perto, acompanhando otrabalho de um grupo de garis que sofriam com a humilhação social, onde não tinham em seu trabalho o reconhecimento, mas a exclusão. Trabalho esse que era associado apenas a força brutal, como se estafosse a única representação do seu trabalho.
Os dois autores se preocupam em entender essa desigualdade e exclusão social, não medindo esforços.
Souza concorda com a teoria de Gilberto Freyre e como pensamento do autor sobre os valores e normas que se tornaram dominantes na sociedade brasileira.
Jessé Souza se esforçou na busca de romper teorias clássicas da sociologia brasileira, apontandonovos paradigmas que possam explicar as causas da desigualdade social no Brasil. Na sua obra, a invisibilidade da desigualdade brasileira, o autor colhe os frutos de duas construções teóricas “Amodernização seletiva” e a “construção social da subcidadania”.
No livro “homens invisíveis: relatos de uma humilhação social”, o autor Fernando Braga mostra o compromisso assumido na sua obra, onde semantem firme em seu proposito, mantendo sua postura crítica.
É possível notar que Fernando Braga antes de conhecer a realidade vivenciada por aquele grupo de garis, quando ele só os observava, nãoimaginava o tamanho do preconceito e indiferença que os mesmos sofriam. Fernando se deteve a estudar e analisar esses profissionais, mas sabemos que muitos profissionais também passam pela mesma...
tracking img