A descristianização da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ITALO BRUNO MATHIAS LIMA

SOCIOLOGIA:
A DESCRISTIANIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Rio de Janeiro
2013

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ITALO BRUNOMATHIAS LIMA

SOCIOLOGIA:
A DESCRISTIANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Trabalho orientado e apresentado a Professor (a) Manuela como primeira avaliação do primeiro semestre de 2013, referente à disciplinaSociologia, do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rio de Janeiro
2013

"Deus é um tipo ideal criado pelo próprio homem" – Max Weber

DESCRISTIANIZAÇÃO: COMO TUDO COMEÇOU

Énotório o processo de descristianização da sociedade, visto que essa sociedade passou a refletir sobre o que seria o campo religioso e o que seria o campo político. Poderia um e outro viver juntos?Poderia um ou outro influenciar de maneira veemente nas decisões do outro? Poderia um ou outro impor aos indivíduos os seus conceitos?

Foi a partir de tais questionamentos que desde tempos antigos quefilósofos e pensadores, tais como: Marco Aurélio, Epicuro, Diderot, Voltaire, John Locke, Thomas Jefferson , Bertrand Russell e Robert Ingersoll, vieram falando sobre a não intervenção religiosa emassuntos do governo, bem como a ausência de envolvimento do governo nos assuntos religiosos, o chamado Secularismo.

Após os abusos que foram cometidos pela intromissão de correntes religiosas napolítica das nações e nas Universidades pós-medievais, surge o Laicismo que é uma corrente que luta pela separação Igreja-Estado, visando a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos emmatéria religiosa e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado. O cidadão escolhe aquilo que se identifica e não aquilo que lhe é imposto.

Desde que a democracia vem sendoestabelecida na sociedade, esse cidadão, levanta a voz para dizer não as imposições das igrejas. Ele começa a ver Deus dentro de si mesmo e não apenas num representante Dele, já que os frequentes...
tracking img