A descorberta da infancia segundo pestalozzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos primórdios da história, a criança era vista como um adulto em miniatura, não se respeitava a sua fragilidade ou caráter da forma que vemos hoje e essa visão errônea acarretou diversosproblemas para as crianças daquela época. Enquanto hoje se trabalha todo desenvolvimento cognitivo e se respeita o momento em que a criança está vivendo. No passado elas eram apenas colocadas delado até atingissem a maturidade necessária para ingressarem no mundo adulto.Como o passar dos anos, graças a vários pensadores e colaboradores essa visão de criança foi mudada e, com essamudança de concepção as crianças passaram a viver mais e melhor. Suas fazes de desenvolvimento começaram a ser respeitadas e o seu lado afetivo também contribuindo assim para o seu plenodesenvolvimento.

Como vivemos em sociedade e a mesma vive em constantes mudanças, a criança de ontem não é a de hoje que também não será a de amanhã. Portanto cabe a nós a responsabilidade deconhecer a criança que temos hoje para formarmos o cidadão crítico e participativo de amanhã.

Os educadores que mais contribuíram para a educação infantil possuem a cara que tem hoje foram MariaMontessore, Russeau, Froebell, Pestalozzi, entre outros que se esmeraram para que viéssemos a ter o conceito de criança que temos hoje. Ambos viram a educação como um processo detransformação dos indivíduos e cada um se dedicavam a um ponto específico. Montessore via a criança como um ser capaz de criar o seu próprio conhecimento e para isso criou instrumentos que levava a criançaa raciocinar e descobrir por si mesma a sua forma de aprendizado. Já Pestalozzi visava mudar o interior da criança. Para ele, se o lado espiritual e afetivo estivesse bem, a aprendizagemfluiria. Froebell via as crianças como plantas que precisavam ser cultivadas. Essa concepção fez com que ele fundasse os jardins de infância, prática utilizada até hoje em nossas escolas.
tracking img