A descoberta dos microorganismos

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
A DESCOBERTA DOS MICRORGANISMOS

Microrganismo  é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que por serem excessivamente pequenos, não podem ser vistos a olho nu, combactérias, protistas e alguns fungos.
Os vírus são microscópicos, porém como não são formados por células, eles não se encaixam como organismos (organismo = ser vivo) e há discussões sobre os vírus ser ounão considerado um ser vivo. Porém, são estudados na Microbiologia, que é a ciência que estuda os diferentes microorganismos.
Se eles eram tão pequenos como foram descobertos pelo homem?
Por voltade 1595, fabricantes de óculos, inventaram o microscópio, porém em função de vários problemas técnicos, eles não permitiam ampliação maior do que 20 ou 30 vezes das imagens dos objetos de estudo. Foipor volta de 1668, que o comerciante holandês Antony van Leeuwenhoek (1632-1723) aprendeu a fabricar lentes de aumento e construiu vários microscópios, ele aperfeiçoou a confecção das lentese construiu um microscópio formado por uma única lente de aumento, que permitia obter imagens ampliadas até 300 vezes e com excelente definição. Além dessa grande capacidade de produzir boas lentesde aumento, Leeuwenhoek era cuidadoso e muito curioso, observando tudo o que pudesse ser colocado sobre suas lentes. Ele observou resíduos retirados de seus próprios dentes e, para sua surpresa, viuseres minúsculos em forma de bastonetes e esferas. Ele também observou seres microscópicos semelhantes em muitos outros materiais (água parada, gota de água sobre plantas etc.) Em suas descrições, elerefere a esses seres microscópicos como "animálicos", que significa pequenos animais. Leeuwenhoek então analisou e descreveu vários microrganismos, como bactérias e protozoários.
Bactérias do tipoBacilo (em forma de Bastonetes)
Bactérias do tipo Coco (em forma de Esferas)

Seres microscópicos descobertos por Leeuwenhoek somente passaram a despertar o interesse dos cientistas no final do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microorganismo
  • Microorganismos
  • microorganismos
  • microorganismos
  • Microorganismos
  • microorganismos
  • Microorganismos
  • Microorganismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!