A descoberta de fluxo de mihaly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: A descoberta do fluxo, de Mihaly Csikszentmihalyi

O que um livro de finanças pessoais, outro de literatura brasileira, outro ainda de produtividade pessoal, e mais um de psicologia positiva, têm em comum?


Em Dinheiro pode comprar felicidade, MP Dunleavey escreve (p. 103):


“O que tornou o doutor Csikszentmihalyi tão famoso é o seu trabalho pioneiro sobre o fenômeno denominado‘fluxo’. Fluxo é o estado de total absorção numa determinada atividade, que, embora possa ser exigente ou até mesmo estressante enquanto você a está realizando, oferece posteriormente um profundo senso de satisfação”.


Luzia de Maria, no maravilhoso Clube do Livro, comenta (p. 143):


“O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, com base em um estudo abrangente, que envolveu milhares de pessoas,chegou à conclusão de que, para se alcançar a excelência da vida, uma pessoa deve descobrir o que ele chamou de fluxo e se oferecer a essa experiência, já que ela permite uma vida melhor.


Por sua vez, Jim Loehr e Tony Schwartz, em Envolvimento total, gerenciando energia, e não o tempo, abordam (p. 64):


“Podemos sentir prazer sem qualquer investimento de energia psíquica, mas o deleite sóocorre em consequência de investimentos extraordinários de atenção”, escreve o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, autor de Flow. “Em geral, os melhores momentos (de nossa vida) ocorrem quando o corpo ou a mente de uma pessoa são exigidos até o seu limite, num esforço voluntário para realizar algo difícil e de grande valor”.


Martin Seligman, no excepcional Felicidade autêntica, diz (p. l80):“A extraordinária contribuição de Mike [Mihaly Csikszentmihalyi] para a psicologia é o conceito de flow. Para você, quando é que o tempo para? Quando é que você se encontra fazendo exatamente o que quer, desejando que não acabe nunca? É quando pinta, faz amor, joga voleibol, fala diante de um grupo, escala uma montanha, ou quando ouve com simpatia os problemas alheios?”


Nenhum outrolivro conseguiu a façanha de ser citado com tanta frequência em diferentes obras aqui já resenhadas, de distintos ramos do conhecimento, quanto o “Fluxo”, de Mihaly Csikszentmihalyi.


O trabalho de Mihaly Csikszentmihalyi destina-se a descobrir os elementos-chave das atividades que levam o ser humano a encontrar a excelência em sua vida cotidiana. Trata-se de uma obra de inegável valor científico,apoiada em pesquisas realizadas com milhares de pessoas no mundo inteiro, obra essa que foi condensada no inovador trabalho denominado “Fluxo”. Tal obra, apesar de seu caráter técnico, foi escrita de modo bastante acessível ao público leigo.


Vale destacar, ainda, que os conceitos desenvolvidos por Mihaly Csikszentmihalyi ainda aparecem nas obras, também resenhadas aqui, de Carol Dweck e LeoBabauta.


Ou seja, ele é, de longe, o livro mais citado pelos livros já resenhados aqui no blog. Diante de tanta repercussão, o site Valores Reais não poderia se furtar a esse compromisso, que na verdade é uma satisfação, de “beber direto da fonte”. Senhoras e senhores, ei-lo aqui: vamos descobrir, afinal, o que é o fluxo, por Mihaly Csikszentmihalyi. [pic]


Informações técnicas


[pic]Título: A descoberta do fluxo – a psicologia do envolvimento na vida cotidiana


Autor: Mihaly Csikszentmihalyi


Editora: Rocco


Número de páginas: 168


Preço médio: R$ 25


Compre o livro no Submarino (clique aqui)


Capítulo 1 – As estruturas da vida cotidiana


Para a vida adquirir significado, precisamos prestar atenção ao que ocorre em nossa volta, e buscar ajudaem fontes confiáveis. Mihaly Csikszentmihalyi, que vamos apelidar de Mike, apenas para fins de facilitar a leitura (já que o nome dele é bastante difícil de ler…rs), dá destaque ao papel da ciência como espelho confiável da realidade, em que podemos nos basear no momento presente, de acordo com as informações que ela nos fornece.


A primeira pesquisa apresentada é sobre o uso do nosso...
tracking img