A DESCOBERTA DA INFÂNCIA
Segundo os estudos cronológicos de ÁRIES até meados do século XII a arte medieval desconhecia a infância e não tentava representá-la.
Não havia lugar neste mundo, talvezporque a infância fosse um período de transição, logo ultrapassado, cujas lembranças também eram logo perdidas, caso superasse a fase da grande mortalidade.
Desde muito cedo a criança já faziaparte do mundo adulto. Após, supridas suas necessidades a criança era inserida na sociedade de adultos composta por crianças e jovens, apenas o seu tamanho os distinguia dos adultos e esses eramretratados sem nenhuma diferença de expressão ou traços, com isso a arte passava a mostrar a criança semelhante ao adulto sem nenhuma diferenciação.

Por volta do século XIII exibiu-se um sentimento maiorem relação a criança mais ainda assim não eram representadas por uma característica ou expressão particular.
Entre os séculos XIII e XIV surgem alguns tipos de crianças um pouco mais próximas dosentimento moderno.
ANJO – Representado sobre a aparência de um rapaz muito jovem, adolescente, crianças que eram educadas para ajudar nas missas, mas representadas de forma diferente da miniaturaotidiana, com formas e traços mais redondos e graciosos. (foto)
ANCESTRAL – Menino Jesus ou Nossa Senhora menina; representação de Jesus em pé com uma camisa quase transparente com os braços em torno dopescoço aninhado ao colo com o rosto colado ao dela. (foto)
A imagem da virgem com o menino se transformou cada vez mais profano: A imagem de uma cena da vida cotidiana.

No século XV surgiramdois novos tipos de representação da infância o retrato e o putto.
O RETRATO
A criança não estava ausente na idade média, mas era tão insignificante que nunca era representada em um momento de suavida, ninguém pensava em conservar o retrato de uma criança que tivesse sobrevivido e se tornado adulta ou morrido pequena.
Não se considerava que essa coisinha desaparecida tão cedo fosse digna de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). A descoberta da infância. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Descoberta-Da-Inf%C3%A2ncia/137407.html

MLA

"A descoberta da infância" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Descoberta-Da-Inf%C3%A2ncia/137407.html>.

MLA 7

"A descoberta da infância." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Descoberta-Da-Inf%C3%A2ncia/137407.html>.

CHICAGO

"A descoberta da infância." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Descoberta-Da-Inf%C3%A2ncia/137407.html.