A dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue

A dengue, também conhecida como “febre de quebra ossos”, é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Há quatro tipos diferentes de vírus causadores da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Nos últimos anos, a dengue tem sido uma das mais importantes doenças epidêmicas registradasem países em desenvolvimento, causando grande impacto econômico, social e de saúde pública para as comunidades onde ocorre.


Transmissão

A transmissão ocorre através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Este é o principal vetor da dengue no mundo (e também pode ser o vetor de outra doença grave, denominada febre amarela). O mosquito sadio pica uma pessoa infectada e se contaminacom o vírus da dengue. Após oito a 12 dias, o mosquito contaminado estará apto a transmitir a dengue picando uma pessoa sadia. A doença só acomete a população humana, e não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

O período de transmissibilidade é o período em que o indivíduo pode passar a doença para o mosquito, ao serpicado por ele. Começa um dia antes do aparecimento dos sintomas (febre) e vai até o 6º. dia da doença, período em que o vírus está presente no sangue.

Período de Incubação

Após ter sido picada por um mosquito infectado, a pessoa apresentará sintomas da doença depois de um período que pode variar de três a 15 dias, sendo em média de cinco a seis dias. Existem pessoas que não apresentamsintomas tendo, portanto, a forma assintomática da dengue.

Sinais e Sintomas

A dengue apresenta início inesperado, com febre alta (39º a 40ºC), dor de cabeça, fortes dores atrás dos olhos, prostração, tontura, náuseas e vômitos, perda do paladar e do apetite, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e nas articulações. Podem surgir manchas e erupções na pele (semelhantes aosarampo), principalmente no tórax e nos membros superiores. Em geral, os sintomas duram de cinco a sete dias, mas o período de recuperação pode se prolongar por várias semanas.

Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre, com maior freqüência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme:
• Dores abdominais fortes econtínuas;
• Vômitos persistentes;
• Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
• Pele pálida, fria e úmida;
• Sonolência, agitação e confusão mental;
• Sede excessiva e boca seca;
• Pulso rápido e fraco;
• Dificuldade respiratória;
• Perda de consciência;
• Manchas avermelhadas na pele.

Essas manifestações podem indicar um sinal de alarme para a dengue hemorrágica, um quadro grave querequer atenção médica imediata, pois pode evoluir para insuficiência circulatória e choque, levando a pessoa a óbito em até 24 horas.

Apenas o acompanhamento médico pode avaliar se o doente vai desenvolver formas graves da doença, portanto, é importante procurar atendimento médico quando se suspeita de dengue, mesmo se a pessoa apresentar apenas um ou outro dos sintomas mencionados, ainda quesejam leves ou brandos. Além disso, as manifestações clínicas iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária, hepatite ou leptospirose. A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, com problemas cardíacos, diabetes, asma ou anemia falciforme, devem ser tomados cuidados especiais.

Reinfecção

Oindivíduo que já teve dengue alguma vez pode ser novamente infectado, mas nunca com o mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue, e isso aumenta o risco de dengue hemorrágica.

Diagnóstico

O diagnóstico da dengue compreende exames clínicos, exames...
tracking img