A democratização do ensino superior no amazonas através do sistema universidade aberta do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO AMAZONAS ATRAVÉS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Marileny de Andrade de Oliveira
Rita de Cássia Almeida de Souza

RESUMO

O presente artigo propõe como tema a Educação a Distância como modalidade que possibilita a democratização do ensino no estado do Amazonas através do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. . O intuito destapesquisa foi apresentar esta modalidade de ensino que cresce a cada dia, promovendo um maior conhecimento sobre as características, perspectivas e desafios do Sistema UAB, como possibilidade para a formação de indivíduos que buscam uma educação de qualidade e que muitas vezes não dispõe de tempo para cursar na modalidade de ensino presencial, e/ou condições financeiras para ter uma formação acadêmicae/ou difícil acessibilidade aos locais que possuem Universidades e Centros Universitários, uma vez que o Amazonas é um dos estados com uma extensão geográfica grande e complexa. A investigação teve cunho qualitativo fenomenológico, pois se preocupou com a descrição direta da experiência tal como ela é. Foram realizados entrevistas, visitas e diálogos com todas as pessoas envolvidas direta eindiretamente no Pólo de Apoio Presencial UAB de Manacapuru/AM e da experiência obtida durante as atribuições na função de coordenadora de pólo desde nov./2006 até dez./2010. Os resultados obtidos afirmam que para se alcançar de fato a democratização do ensino superior no estado do Amazonas através do Sistema Universidade Aberta do Brasil ainda depende vencer vários desafios, dentre eles, investimentopor parte do mantenedor dos pólos para melhorar a infraestrura.. Ambientes maiores e adequados para secretaria, coordenação, biblioteca, salas de aula, sala de reunião, laboratórios de informática e laboratórios pedagógicos.

Palavras-chave: Educação a Distância. Amazonas. Sistema UAB

1.INTRODUÇÃO

O Estado do Amazonas, apesar do avanço da comunicação e da informação através das tecnologias,muitos municípios ainda sofrem pelo isolamento. Vários são os motivos que impossibilitam o jovem a ingressar na Universidade, dentre eles, a renda familiar e o difícil acesso a capital Manaus, uma vez que as principais universidades encontram-se sediadas lá.
O Estado do Amazonas possui 62 municípios e apenas 05 possui Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas, já a UniversidadeEstadual do Amazonas aos poucos está se ampliando e chegando aos municípios mais distantes. Hoje 60% dos municípios do estado possuem pólos. Mesmo assim, para muitos, o ingresso a um curso superior se torna um sonho aquém de suas possibilidades.
A EaD é mais uma alternativa que oportuniza o amazonense através de universidades privadas e pela rede pública por meio do Sistema Universidade Aberta doBrasil.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado, como já mencionado, por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação,seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. (PORTAL UAB, 2010).
No Estado do Amazonas temos 27 Polos de Apoio Presencial, desses 04 com cursos em andamento desde dez./2007, 03 iniciando cursos em junho/2011 e os demais ainda montando sua infraestrutura.
A investigação apresentada neste trabalho teve cunho qualitativo com o tipo depesquisa fenomenológica, pois se preocupou com a descrição direta da experiência tal como ela é. Utilizamos ainda como metodologia para o levantamento das informações apresentadas neste trabalho a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, nesta foram realizadas entrevistas, visitas e diálogos com todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no Pólo de Apoio Presencial UAB...
tracking img