A democracia e o exercicio da cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DEMOCRACIA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Adilson Martins da Silva *
Elisiene Cristina Amorim Santana
Rosângela Gonçalves Magalhães


RESUMO

Este trabalho aborda a necessidade de se motivar a participação da sociedade nos processos decisórios dos governantes. Tal participação política vem sendo discutida por diversos setores da sociedade que se preocupam com o fortalecimento dademocracia e dos grupos menos favorecidos economicamente através de uma representatividade por participarem de associações e grupos coletivos.
Através do método de pesquisa mostra-se que a participação efetiva da população propicia uma decisão mais justa por parte dos representantes políticos, e que a apatia e a desilusão dos eleitores não contribuem no exercício da cidadania, sendo que a participaçãopolítica torna-se o caminho, a condição para se construir uma conscientização da sociedade mais justa e fraterna .

Palavras-chave: Democracia. Cidadania. Participação Política.

INTRODUÇÃO

A vida do homem em sociedade requer uma participação de todos na construção do bem-estar comum.
O desinteresse e a desinformação fazem com que o exercício da cidadania fique prejudicado, levando poucaspessoas a decidirem assuntos de extrema relevância que influenciam a vida de muitos.
Este artigo visa, então, discutir as questões: quais as conseqüências reveladas na democracia diante do desinteresse pela política? Pode-se mudar essa situação? Os cidadãos continuarão assistindo e criticando simplesmente?
Como a vida em sociedade requer decisões individuais e coletivas que influenciam naconvivência e no comportamento dos cidadãos, constitui o objetivo principal deste trabalho, pois o homem é um ser político, precisa se relacionar com outras pessoas no intuito de se proteger e de conseguir sua sobrevivência, imprescindível para o sucesso da evolução da espécie.
___________________________
*Alunos da Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova
Professora/Orientadora: Leny FernandesPinho
Desde a convivência em família o homem assume posição e papéis que levam a pensar no grupo colocando os interesses da coletividade acima dos interesses individuais.
Assim, foi com o propósito de fazer uma análise teórica buscando compreender estas questões, que se desenvolveu o trabalho.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Saindo da família o pensamento passa a um nível coletivo mais amplo, ondepensamos nas regras de convivência de todo um bairro ou cidade.
Segundo Souza (1998, citado por Rosais, 2001, p.58), a democracia pode se distinguir em clássica e moderna, onde a clássica vem dos tempos antigos onde os cidadãos participavam diretamente das decisões governamentais, e a moderna os cidadãos participam indiretamente através de representantes do poder político.
Quando discutimos comas pessoas sobre o motivo pelo qual não se há interesse na política, as pessoas citam sempre os casos de corrupção e políticos não confiáveis, isso causa uma descrença nos seus governantes por parte da população, revelando que a sociedade não se interessa em incentivar a participação política e se aproveita da estruturação social do Brasil que foi forjada nos antigos sociólogos clássicos e sealienam das discussões voltadas para a parte administrativa do país.
O exercício da cidadania só é possível com a participação política da sociedade, quando atuando junto com os governantes, elaboram e gerenciam projetos efetivos para esse tipo de trabalho, porém os cidadãos têm dificuldade de aderir a essa forma de pensar, uma vez que o pensamento crítico é difícil de ser alcançado.
Na busca pelaelaboração do pensamento crítico, podemos perceber que há deficiência na estruturação da sociedade, embasada nas teorias dos antigos clássicos e não na nossa realidade, facilita para que haja essa alienação da sociedade, logo esse é um dos fatores que atrapalham na mudança do pensamento social brasileiro.
No entanto é necessária a participação política para que possamos aplicar o desenvolvimento...
tracking img