A década de 50 no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 37 (9171 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - Universidade Paulista
de Ciências Sociais
Curso de Ciências Contábeis



“A Década de 50 no Brasil”

Curso : Ciências Contábeis

Semestre : 1º. Semestre







São Paulo
2011
INTRODUÇÃO

A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro.Este desenvolvimento econômico do País foi fortemente influenciado pelo vigoroso investimento público por meio dos investimentos diretos do Estado ou de empresas estatais e, de maneira menos ostensiva, pelo capital internacional e privado nacional (LEOPOLDI, 1994; DRAIBE, 1985; SERRA, 1983; MARTINS, 1976). A chegada dos capitais estrangeiros foi uma das formas de financiamento desse desenvolvimentoe sua entrada no Brasil foi resultado da expansão mundial pela qual passavam os capitais norte-americanos, europeus e japoneses, além de políticas internas de atração destes capitais, vigentes então na economia brasileira.

O objetivo deste trabalho é analisar este momento e as características básicas da economia brasileira decorrentes do aumento da presença do Estado e das empresasinternacionais (multinacionais) no cenário econômico. País de industrialização retardatária, a partir dos anos de 1930 e, sobretudo, depois da Segunda Guerra Mundial, teve um fabuloso crescimento econômico, consolidando seu setor industrial como o eixo dinâmico da economia. Este vigor é geralmente explicado pela adoção de políticas ativas de substituição de importações, marca da política econômicabrasileira depois de 1945 até, seguramente, o governo João Goulart. Ancorado na utilização de seletivos e limitados recursos externos, o Brasil (e outros países primário-exportadores) empreendeu um progressivo e gradual processo de industrialização. Nosso estudo, porém, diante da magnitude destas mudanças estruturais, limita sua análise a um aspecto da política cambial genericamente responsabilizada comotendo sido a porta para aceleração do movimento de internacionalização do capital do pós-guerra que sucedeu a reconstrução europeia e, no Brasil, propiciou a elevação da participação das empresas estrangeiras no setor industrial.

INVESTIMENTO ECONÓMICO
O investimento económico é a operação que consiste em obter bens duradouros, susceptíveis de produzir outros bens e que podem ser utilizados nodecurso de vários ciclos de produção. A longo prazo, o investimento aumenta a capacidade de produção, estimula a actividade económica, desempenha um papel importante no desenvolvimento da economia e permite avaliar com mais precisão o seu crescimento. Constitui um componente da procura e favorece a oferta de bens e serviços. Esta noção de investimento aplica-se tanto no processo de produção comono processo de distribuição
O investimento económico significa a aplicação de recursos que conduzam ao crescimento da capacidade produtiva, como máquinas, equipamentos, edifícios, instalações, meios de transporte, ou à realização de projectos que se presumem benéficos. Este investimento pode destinar-se também à formação de estoques, a substituir equipamentos já desactivados, a modernizar osmeios de produção com o fim de melhorar a produtividade.

O investimento traduz-se na aplicação de novos dos meios técnicos. Podem distinguir-se três categorias de investimentos físicos, conforme se destinam ao aumento de capacidade de produção, à substituição de equipamentos gastos ou obsoletos ou ao aumento da produtividade. Os investimentos físicos ou materiais são representados pelas máquinas,os edifícios ou os veículos de transporte de mercadorias. Os investimentos de capacidade são destinados a aumentar a produção como, por exemplo, a construção de novas unidades ou duma maior quantidade de máquinas, propícios à criação de empregos. O investimento de substituição corresponde ao investimento visando compensar a perda de equipamentos desactivados, as eliminações devidas ao desgaste...
tracking img