A Cúpula do Clima , a 69ª Assembleia Geral da ONU: Preocupações com as mudanças climáticas do século XXI

1232 palavras 5 páginas
A Cúpula do Clima , a 69ª Assembleia Geral da ONU: Preocupações com as mudanças climáticas do século XXI

No dia 24 de setembro deste ano, ocorreu o início da 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que teve como tema a construção de uma agenda de desenvolvimento pós 2015, que trará resultados concretos na luta contra a fome e a pobreza e melhorias sociais por meio do crescimento econômico sustentável. Além disso, debates sobre os conflitos internacionais como os que ocorrem atualmente entre os EUA e os Estados Islâmicos da Síria e do Iraque, e o alerta pela expansão da doença Ebola na África Ocidental também foram muito esperados no debate geral dos líderes mundiais. Tal Assembleia teve sua abertura ministrada pela Presidente Dilma Rousseff, papel que cabe ao Brasil desde 1947.
Esse debate geral, evento também conhecido como AGNU, foi fundado em 1945 sob a Carta das Nações Unidas, e ocupa posição privilegiada, sendo o órgão intergovernamental, plenário e deliberativo da ONU, composto pelo conjunto dos 193 Estados-membros das Nações Unidas, cada qual com igualdade de votos, desempenhando papel relevante no processo de normalização e codificação do direito internacional.
Toda assembleia acontece em Nova York, sede da ONU, uma vez por ano em sessão ordinária que começa na terceira terça-feira do mês de setembro e, posteriormente, quando necessário. Suas principais funções são: realizar e analisar estudos e cooperar com a manutenção e consolidação da paz, proteção do meio ambiente, diminuição da pobreza, respeito aos direitos humanos, entre outros.
Com relação à segurança, os membros da assembleia têm liberdade de ação, mas não podem tomar iniciativas sobre problemas em análise pelo Conselho de Segurança, órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacional, com poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem submeter-se às decisões dele.
Para isso, é eleito a cada ano um Presidente da Assembleia, escolhido entre os

Relacionados

  • Meio ambiente e desenvolvimeno sustentavel
    44035 palavras | 177 páginas
  • O Futuro que queremos Turma 24
    27313 palavras | 110 páginas
  • ocorpofala
    70236 palavras | 281 páginas
  • Apostila
    842609 palavras | 3371 páginas